MUSEU BALENCIAGA - UM TEMPLO DE ESTILO








É o mais recente templo da museologia de moda da Europa: o novo Museu Balenciaga.

Aberto este mês de Junho, na terra natal do famoso e mítico criador de moda basco (a pequena povoação de Getaria), este equipamento cultural promete ser alvo de romaria dos apaixonados por moda do mundo inteiro.

Situado numa antiga casa da cidade (o palacete dos Marqueses de Casa Torres, familia responsável pelo inicio da carreira do genial designer espanhol), ampliada e reformulada pelos arquitectos bascos AV62, este museu recria o universo formal e revolucionário de Cristóbal Balenciaga, para a linguagem arquitectónica. Enquanto que a antiga construção vai albergar as exposições temporárias, o novo edifício que foi agora construído, vai ser a sede das exposições permanentes, assentes no expólio do criador.

Mestre das transformações em formatos clássicos, também este edifício surge como tal. A simplicidade com que um puro paralelipípedo se transforma num sólido mais interessante sem perder a sua génese formal, é um bom exemplo desta filosofia conceptual. Por outro lado, o purismo minimal com que é tratado o exterior, convive na perfeição com a espectacularidade formal e o requinte cénico do interior ... mesmo ao estilo de Balenciaga - que fechou a Sua Casa de Moda de Alta Costura em 1968, por se recusar a ceder ao advento do mercado chamado Prêt-à-Porter.

Uma obra de arquitectura que é sem dúvida um dos novíssimos templos de estilo do Mundo actual!

0 Reality Comments: