00.30 Festa da Semana Inaugural da EXD’11
Esta é a grande Festa da Semana Inaugural da Experimenda Design 2011.
Tal como já dissemos antes, o Lounging Space da EXD’11 situa-se no antigo Tribunal da Boa Hora e é exactamente aqui que está a acontecer neste momento a festa de encerramento da Semana Inaugural da Experimenta Design 2011.
O ambiente está a começar a animar, notando-se a sofisticação que reinou em toda esta semana e em todos os convidados dos vários espaços e das várias inaugurações. Ecletismo é a palavra chave desta festa!
O Lounging Space vai estar aberto ao público todos os dias da Experimenta Design 2011 (de 29 de Setembro a 27 de Novembro) e é mesmo uma boa aposta para quem procura um ambiente descontraído mas também alguma acção com debates temáticos, workshops, encontros, apresentações, sessões de júri, e outras iniciativas ... sem falar nas várias instalações que povoam o espaço e que valem a pena ver com atenção!
Já nós, vamos um salto ao pátio central onde está a parte mais animada da Festa … Amanhã mais EXD’11 com as últimas conferências e novidades e muito design … tudo aqui no … And This is Reality em Directo e em exclusivo para os nossos leitores.
23.30 Useless?
Depois de uma incursão de vários dias sobre a utilidade do Design, agora a própria Experimenta Design questiona-se e abre agora a Exposição no MUDE com o provocador nome de “Useless?”.
No recente local de culto do design e da moda em Lisboa esta exposição questiona a utilidade dos objectos e chega à conclusão que esta depende mais do utilizador do que do próprio do objecto.
É uma ideia bastante interessante de explorar e que nesta exposição é explorada por duas perspectivas diversas e por dois curadores distintos e com abordagens bem diferentes. Vale a pena vir ver e aceitar os desafios e os olhares novos sobre a realidade que nos rodeia e o papel do design nela.
Mais tarde voltaremos com a festa de encerramento desta semana inaugural que hoje vai novamente levar muitos ao EXD’11 Loung. O Directo segue dentre de duas horas … aqui no … And This is Reality e com muito Design!
19.00 Action for Age
Numa edição em que o tema é Useless, este projecto não tem absolutamente nada de inútil!
Action for Age não é apenas uma exposição. Foi em tempos um desafio lançado a estudantes universitários finalistas e recém-licenciados, para que desenhassem soluções que contribuíssem para melhorar a qualidade de vida dos idosos, com base no estabelecimento de relações intergeracionais. Agora é a apresentação dos projectos mais interessantes.
Entre os projectos apresentados aqui hoje vemos desde o Experimenta Cultivar, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, que faz um trocadilho bastante inteligente, incentivando estudantes e idosos a cultivar relações através das actividades agrícolas; ou o Com Amor se Paga, da Faculdade de Aveiro, que constrói uma cadeia de favores e saberes, entrelaçando o saber tradicional dos mais velhos, com as novas ideias dos mais jovens.
Estes entre outros projectos que ficam com um grande voto de “Boa Sorte” da parte do … And This is Reality. Agora fazemos a habitual pausa antes da agitação nocturna e da inauguração da última exposição desta edição … eu pleno MUDE, às 22.00h e com um título provocatório é o nosso próximo encontro neste nosso e vosso Experimenta Design em Directo!
17.30 Conferências de Lisboa – Marcelo Rosenbaum
Da urbanidade nova-iorquina viajámos até aos costumes e à irreverência descomprometida e cheia de tropicalidade e sofisticação do Brasil … com Marcelo Rosenbaum como guia!
Esta conferência foi uma viagem pelo trabalho de criação de marcas e de conceitos novos em design baseados na cultura e no espírito brasileiro. Mais do que uma conferência foi uma conversa muito simpática e amistosa com um dos maiores designers da actualidade e que, “com o jeitinho” e o sorriso bem característico da cultura brasileira nos deu a conhecer alguns dos maiores sucessos da sua mediática carreira.
Ficaram-se a conhecer histórias, exemplos de como o design muda vidas de comunidades, como tradições artesanais de pequenas culturas locais podem criar tendências sofisticadas no design global. Marcelo Rosenbaum , com o exemplo do seu trabalho, deu uma lição de simpatia, humildade e de profissionalismo.
Já de seguida rumamos a um dos locais mais importantes da cultura em Lisboa … na Fundação Caloustre Gulbenkian vamos assistir à iniciativa Action for Age … venham connosco!
16.10 Conferências de Lisboa – Michael Rock
A primeira Conferência do dia foi uma conversa em tom bastante intimista, acessível e bastante didáctica. Um Michael Rock bastante nova-iorquino, moderno e irreverente quanto baste foi quem iniciou a tarde aqui no São Jorge.
A conferência foi uma boa reflexão sobre o poder do design e da imagem nos dias actuais. Dinâmica, interessante, com conteúdos avançados e com uma capacidade de didactismo bastante grande, Michael Rock iniciou esta tarde de Sábado com uma excelente forma.
Tal como o orador nova-iorquino referiu, o que se segue é um contraste absoluto: da rígida e séria capital do design da América do Norte (Nova Iorque) seguimos para a simpática e mais descontraída capital do design da América do Sul (São Paulo).
Marcelo Rosenbaum é o senhor designer que se segue!
15.00 Conferências de Lisboa
Já estamos pelo lobby do Cinema São Jorge e começa a chegar o público que encherá a plateia e os ouvidos com mais umas horas de sabedoria…
As conferências de hoje contam com Michael Rock, sócio fundador e director criativo do estúdio multidisciplinar de design 2x4 Inc., em Nova Iorque (um dos maiores estúdios de design gráfico Norte-Americanos); e Marcelo Rosenbaum é o designer e arquitecto brasileiro que fundou há cerca de 20 anos o estúdio Rosenbaum em São Paulo.
Vamos entrando na sala Manoel de Oliveira do Cinema, e já voltamos à blogosfera para contar como foi…
13.00 Open Talks – Design Do-It-Yourself
Hoje o protagonista da Open Talk foi incontornavelmente Enzo Mari.
O designer falou todo o tempo em Italiano, mas não foi por isso que percebemos menos, já que a emoção no discurso deste mestre do mundo do design disse tudo o que as palavras não conseguem.
Enzo Mari teve um discurso muito completo e fluído, agarrando a sua plateia (que foi a maior que vimos nestes últimos dias) do princípio ao fim da palestra. Um facto conseguido graças ao facto de este ter sido, de longe, o discurso mais apaixonado da EXD’11.
Já de seguida passamos para o Cinema São Jorge, para as nossas últimas Conferências de Lisboa…
11.00 Open Talks – o início do Dia 4
Na Open Talk de hoje temos a oportunidade de ouvir a opinião de designers de gerações muito distintas, a dar a sua opinião sobre o design aberto e uma das tendências mais imergentes dos últimos tempos, o do-it-yourself.
À frente da discussão de hoje está Hans Ulrich Obrist, co-director da Serpentine Gallery em
Londres, que convida Enzo Mari, designer Italiano nascido a 1932 e Thomas Lommée, nascido a 1979.
Uma junção muito interessante que nos traz opiniões muito distintas.
O quarto dia de Semana de Inauguração da EXD’11 promete! Entre Open Talks, Exposições e Apresentações não haverá um minuto aborrecido no dia de hoje.
O ritmo será alucinante num dia que vai desde o Cinema São Jorge, até ao MUDE, passando pela Fundação Calouste Gulbenkian e convidamos todos os leitores do … And This is Reality a acompanharem-nos.
As primeiras Open Talk do dia começam já dentro de algumas horas … por isso estejam atentos! E para quem também andar a aproveitar o fim-de-semana para visitar a EXD, até já!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário