CULTURALITIES | BARBIE MA MUSE



“A história começou um dia, em Novembro de 1967, com um presente, com muita ternura. Era cor-de-rosa, vaporoso e extremamente delicado. Com a paciência de um anjo, a minha mãe tinha secretamente tricotado um vestido e umas minúsculas botas para a minha Barbie.” – conta Jocelyne Grivaud.


Todas as leitoras do … And This is Reality que alguma vez brincaram com Barbies, lembram-se certamente daquela sensação de receber um novo vestido e de ir imediatamente vestir a boneca. A felicidade genuína que era receber um minúsculo par de sapatos cor-de-rosa de plástico que ficavam mesmo bem com o vestido da “Barbie vai ao Baile” ou a “Barbie Princesa ou de alguma outra com um nome que hoje parece tão tonto, mas que na altura era o nome de uma verdadeira amiga.


Para a maior parte de nós, a Barbie é algo que ficou pela infância, mas para Jocelyne Grivaud, a autora do projecto “Barbie ma Muse”, (felizmente) não. A artista francesa decidiu trazer para a sua vida adulta, de uma forma um pouco “reciclada”, a boneca que a fez feliz durante tantos anos.


“Barbie Ma Muse” foi um projecto realizado para festejar os 50 anos da boneca mais famosa do mundo. Grivaud pegou na Barbie e em algumas das obras de arte mais icónicas do mundo e o resultado é o que se vê.


O trabalho da artista é impressionante, e o resultado absolutamente admirável. Com trabalhos tanto de fotografia como de produção de imagem, a Barbie aparece-nos nas mais variadas obras de arte, sempre representada na perfeição, fazendo a associação entre os vários trabalhos e o seu alvo de imitação, inevitável.


Trazemos ao … And This is Reality apenas alguns dos resultados deste trabalho, mas de recriações da artista com a boneca é infindável.

Substituímos a “Barbie na Praia” ou a “Barbie Executiva” pela Barbie Chanel, a Barbie Monalisa, a Barbie Monroe ou a Barbie de Nillo.
Agora resta-nos agradecer a Jocelyne Grivaud pela sua incrível criatividade, mas sobretudo por trazer novamente (e desta vez apropriada a um público um pouco mais “crescido”) a icónica Barbie.



Fica por aqui o nosso Culturalities com o projecto “Barbie ma Muse”, mas para todos os nossos leitores que gostaram de ver a célebre boneca “mascarada”, não vão querer perder o Culturalities de amanhã, em que mascaramos mais um personagem icónico de infância (desta vez, um pouco mais apropriado para os rapazes).


A todos um bom fim-de-semana, e bom Carnaval!

0 Reality Comments: