CULTURALITIES | MEDALHA ALVAR AALTO 2012 - PAULO DAVID



O arquitecto Português, Paulo David, foi reconhecido com a Alvar Aalto Medal 2012, na gala “World Design Capital” celebrada em Lahti na Finlândia.

Este prémio é atribuído ao arquitecto ou estúdio que durante o ano se destacou como sendo uma contribuição para a criatividade na arquitectura, e no caso de Paulo David, pela sua contribuição para uma arquitectura contemporânea e eterna.


A medalha tem sido tradicionalmente atribuída pela data do aniversário de Alvar Aalto e é concedida pela Comissão Medalha Alvar Aalto.

O arquitecto licenciado em 1989 pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, criou em 2003 o atelier "Paulo David Arquitectos", que desde a sua formação tem desenvolvido projectos em diferentes áreas e programas, equipamentos, habitação, requalificação de edifícios e espaços públicos.


O atelier mantém uma reflexão continuada e progressiva com diferentes autores e técnicos das mais diversas (e complexas) áreas, traduzindo ao atelier as respostas das diferentes fases de projecto, num campo alargado de conhecimentos e numa acção concertada e participada.

Paulo David já juntou algumas distinções ao longo dos anos, mas é por ser o 11º vencedor do conceituada Medalha Alvar Aalto que o arquitecto ganha de entendidos de todo o mundo.


Na opinião do Júri, a arquitectura de Paulo David faz uma síntese convincente da arquitectura contemporânea e tradicional. A arquitectura de Paulo David respeita as características locais da sua ilha natal da Madeira, criando uma nova camada histórica da paisagem secular da ilha.
Os edifícios projectados por Paulo David podem ser considerados tanto paisagem como arquitectura.


Nas palavras do Júri, "o trabalho de David é localmente enraizado, mas ao mesmo tempo universal. É um alerta oportuno de que a arquitectura pode ser calma, serena, lírica, poderosa e "não-espectáculo". A sua obra continua a busca constante por uma arquitectura adequada, relevante e autêntica que se funde com a paisagem. O trabalho respeita e responde à "história, tempo, lugar, cultura e tecnologia" - a sua arquitectura é uma resposta, não uma imposição".


Mais um motivo de orgulho para Portugal, mais um nome para ter debaixo de olho e para trazer ao … And This is Reality!

0 Reality Comments: