A NOVA SEDE DA BP





A gigantesca companhia petrolífera BP acaba de estrear a sua nova sede na refinaria de Roterdão, uma das mais importantes da Europa.

Este novo edifício, apesar de estar inserido num complexo industrial altamente pesado (do ponto de vista ambiental e visual) exala sofisticação, eco-correcção e leveza e discrição.

Da autoria dos arquitectos holandeses Group A, esta sede tinha dois desafios conceptuais base que por si só já eram bastante complexos de resolver: resistir a uma eventual explosão da refinaria em si; e espelhar a politica de transparência organizacional da empresa.

Mais do que preocupações funcionais foram estes dois parâmetros que deram forma à arquitectura final deste edifício. Surgindo como que protegido por um pedaço de terra que se eleva para dar espaço à "submersão" do bloco de escritórios, esta nova colina artificial assume um papel icónico de uma nova postura da companhia.

Eco-correcto (pois aumenta a extensão verde envolvente da refinaria e ao mesmo tempo, por estar "debaixo de terra", acaba por ter um desempenho energético muito superior), sofisticado e bastante transparente (graças a uma utilização bastante intensiva de fachadas de vidro corridas), este edifício é assim o nosso destaque de abertura de semana na área da arquitectura.

Numa indústria em que as preocupações ambientais nem sempre são óbvias ... pelo menos esta arquitectura salva a imagem de forma bastante evidente!

0 Reality Comments: