O projecto de hoje, depois da folia intensa do período do Carnaval (que também aqui nos contagiou a arquitectura), não poderia deixar de ser mais sóbrio e fazer jús a uma excelente obra de arquitectura mais conceptualmente desafiante e concebida com uma estética mais minimal.
A nossa eleição recai sobre a casa que o arquitecto japonês Takao Shiotsuka acaba de construir em Oita, no Japão: a Cloudy House.
Esta casa tem duas particularidades bastante próprias e que a tornam num exemplo bastante interessante do ponto de vista arquitectónico. O primeiro que chamamos a atenção é a fórmula peculiar como as janelas estão feitas nesta casa - são todas (pelo menos as principais e mais visíveis) feitas com um sistema de clarabóia, permitindo assim um controlo maior da iluminação natural dos espaços interiores.
O segundo aspecto é a própria concepção da casa no seu interior, pois é construída (literalmente) em escada. Os vários espaços vão-se articulando de forma horizontal e vertical até chegar a um espaço central superior onde tudo conflui e tudo se conjuga na área social da casa.
Muito bom projecto, com uma calma muito oriental e uma estética ultra depurada ... mesmo bom para o dia seguinte aos excessos carnavalescos!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário