UMA LIVRARIA BEM ORIGINAL!








Há projectos que surpreendem pela audácia criativa, mas há outros que se destacam pela audácia conceptual. Este é um dos raros casos que acumula ambas as situações : a Livraria do Mercado Velho.

Situada em pleno Mercado Velho de Min Buri, da capital tailandesa, esta obra de arquitectura resultou da recuperação de uma antiga casa de arquitectura tradicional da zona para uma nova função social - o levar o livro e a leitura mais perto das populações.

De uma construção pobre de tijolo e madeira, bem característica das zonas pobres da cidade de Bangkok, surgiu um espaço com traços modernos, de um serenidade contrastante com a envolvente agitada do mercado e de um sofisticação e de uma simplicidade potenciadoras de uma nova estética para a tradição arquitectónica civil da Tailândia urbana.

Uma excelente obra com a mestria do traço e da sensibilidade criativa e projectual dos arquitectos da firma Tyin Tegnestue.

Boas obras são feitas com audácia e sensibilidade no seu equilíbrio certo ... esta que nos chega do oriente, tem-no!

1 Reality Comments:

Do oriente surgem as ideias mais inovadoras e exóticas. Cidades densamente povoadas, que procuram novas formas de rentabilizar os espaços que por seu turno são cada vez mais caros.Deve ter um sabor especial ler num lugar assim...