Depois de um mês repleto de moda, com a ModaLisboa a definir as tendências para o Outono/Inverno de 2012/2013, o nosso Reality Profile de Março não poderia deixar de dar alguma continuidade ao tema da Moda …
Desta vez fomos falar com João Pombeiro. O João tem 25 anos e um emprego que mete muita inveja a todos os amantes do glamouroso mundo da moda – Stylist. Tirou uma pós-graduação em consultoria de imagem no ISLA, em Lisboa, e foi mesmo pela capital que decidiu assentar, depois de já ter saltado por algumas cidades …
Entre perguntas, respostas, e muita boa-disposição, contou-nos que gosta de estar com a família, sair à noite, ir à praia e estar com os amigos … e se for pra comer sushi contem com ele!
Antes de mais … fale-nos um pouco do seu percurso para entrar no mundo da moda e nesta missão de Stylist?
O meu percurso na moda, começou basicamente no dia em que decidi tirar o curso de maquilhagem no AR atelier.
Depois de dois anos como maquilhador, recebi um convite do fotógrafo Gonçalo Claro para fazer styling para um editorial da revista Edit.
Lembro-me perfeitamente de não saber por onde começar, mas a vontade era tanta que não desisti. Basicamente tinha conseguido uma oportunidade de fazer o que sempre quis.
E foi assim, o primeiro editorial para a edit com a surpresa de também ter sito capa dessa edição.
Gradualmente começaram os convites para colaborar com outras revistas e outros projectos.
E para quem não conhece muito bem o conceito … nada melhor do que o João para nos explicar o que é um “Fashion Stylist”?
Um fashion stylist é um profissional na área da moda, que tem como função interpretar de varias maneiras as tendências e as colecções dos criadores de moda mundias. Criando com isso looks e coordenados diferentes, consoante o que o produtor ou o cliente nos pede.
Para ser um stylist não basta gostar ou perceber de Moda, é preciso um olhar especial. Como acha que ganhou este talento?
Sem dúvida que é preciso gostar, e muito.
Há quem diga que nasceu comigo, poderá ser um talento, mas não é suficiente.
A pesquisa, o estudo e o empenho é sem dúvida a chave para esta área. Falamos de um produto que está em constante actualização daí ser necessário um grande dedicação e gosto pela moda.
E é fácil “desligar” este seu olhar, e claro, os seus gostos, para haver uma ligação mais aproximada aos gostos dos clientes?
Os meus serviços como stylist, ou mesmo como consultor de imagem, são pedidos por vários tipos de clientes.
Confesso que inicialmente foi complicado, mas é algo que com o tempo e a experiência vai sendo moldado.
O importante é explicar ao cliente o certo e o errado, o que funciona ou que simplesmente não tem sentido, canalizando tudo para o ponto de meu ponto de vista.
Qual foi o seu trabalho mais desafiante como “Fashion Stylist”?
Sem dúvida a Campanha do criador nacional Nuno Baltazar, grande responsabilidade.
E outros sítios onde podemos encontrar estes trabalhos?
Na Bless (www.dailybless.com) da qual dou director e também colaboro com a Edit mag, N’style, American way, parq, entre outras.
E num futuro próximo com algumas revistas internacionais de renome, o que me deixa muito feliz.
Quais são, para si, os elementos que fazem um bom … ou até mesmo um óptimo “outfit”?
Antes de tudo, o cuidado que se tem com a roupa. Peças bem lavadas, bem engomadas e vestidas cuidadosamente são sem dúvida os pontos principais de um bom outfit.
E algum conselho para os nossos leitores?
Less is more.
Terminamos com esta que já é uma “pergunta da praxe” do … And This is Reality. O que é para si o LifeStyle?
Possivelmente um reflexão e um retorno da dedicação e competência no nosso trabalho e valores.