É a grande notícia do momento em termos arquitectónicos: o vencedor do Pritzker Prize 2012 é o arquitecto chinês Wang Shu.
Depois de Eduardo Souto Moura, agora foi a vez deste mestre do trabalho das formas e dos materiais ganhar o chamado "Nobel da Arquitectura".
Sendo um dos nomes mais discretos da cena arquitectónica mundial, Wang Shu já conta na sua carreira com edifícios bem marcantes da nova cultura arquitectónica e urbana da China contemporânea.
Das suas obras destacam-se o espectacular Museu de História de Ningbo, a singela Casa Cerâmica ou o mais antigo bloco de apartamentos Pátio Vertical (as imagens acima pertencem duas a cada obra). O brutalismo dos seus materiais, a sinceridade espacial que resulta e a complexidade formal das suas aparentemente simples obras, são duas características que fazem de Wang Shu um dos maiores nomes da arquitectura mundial contemporânea.
Sendo verdade que não é um dos nomes mais mediáticos da cena arquitectónica mundial, este mestre da nova arquitectura chinesa torna-se assim no mais recente nome a ganhar o maior prémio de arquitectura mundial - o Pritzker Prize.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário