O projecto de arquitectura que trazemos hoje é bastante interessante enquanto regeneração de uma área portuária devoluta, convertendo-a num ponto de encontro e convívio da cidade com a água. estamos a falar do novo Chicago Navy Pier.
Desenhado por um consórcio de ateliers formado pelos Aedas e pela empresa Martha Schwartz Partners, esta futura zona nobre da cidade de Chicago repensa a forma como é possível criar proximidade entre uma cidade e os seus habitantes e uma zona portuária que se quer regenerada.
A originalidade de criar um parque público com zonas verdes abundantes num território primordialmente artificial, potencia um conjunto de espacialidades e de valências funcionais bastante interessantes e que inovam na abordagem de regenerações portuárias.
A forma como as plataformas recriam uma relação próxima com a massa de água, a recuperação e intervenção nos edifícios antigos existentes e a potenciação lúdica do mero espaço público através da arquitectura urbana são pontos incontornáveis desta intervenção.
Um bom projecto arquitectónico, mas essencialmente urbano a marcar o meio da nossa semana arquitectónica.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário