ESPECIAL UCRANIAN FASHION WEEK | AS COLEÇÕES


Tal como o prometido ontem, em que revimos os looks de alguns dos fashionistas mais interessantes que passaram pela Ukranian Fashion Week, hoje focamos a nossa atenção pelas colecções dos criadores.

Sendo o maior evento de moda da Ucrânia, os maiores nomes da moda ucraniana estão presentes neste evento. Mas nesta edição da Ukranian Fashion Week, nos últimos dois dias, houve um evento especial: o Euro Fashion.


Neste evento um criador de cada país participante no Euro 2012 foi convidado a apresentar a sua colecção Inverno 2012/2013, num misto de disputa entre os vários países e de uma babel de estilos bastante ecléctica e criativa.

Mas comecemos pelos nossos destaques dos criadores ucranianos e por Larissa Lobanova. Com uma colecção assente em preto, cinzas e poucas peças de cor garrida (essencialmente laranjas e vermelhos) esta criadora apresenta uma silhueta, quer para homem quer para mulher, bem fluída e cheia de padrões.


Com o passar do tempo e das colecções reparámos que o estilo ucraniano é bastante diverso e mutante. Tão depressa se encontra uma colecção com cores alinhadas com os padrões e tendências internacionais, como nos deparamos com colecções inteiramente inspiradas no imaginário local e na cultura deste imenso país.

Um dos bons exemplos desta tendência de desalinhamento com a moda internacional é Andre Tan. Independentemente deste facto, a identidade desta colecção e deste criador saltou para a ribalta com uma colecção forte, um styling condizente e uma proposta visual interessante. Foi uma das colecções que destacamos e que não poderíamos deixar de de trazer aqui ao ... And This is Reality nesta review da Ukranian Fashion Week.


Conforme referimos nos últimos dois dias do evento decorreu o Euro Fashion 2012. Uma espécie de competição entre os vários estilos, looks e culturas de moda de cada um dos países participantes no campeonato europeu de futebol e que aqui na passerella ganham novos contornos.

Uma das colecções que sem qualquer dúvida destacamos é a da criadora representante da Irlanda - Joanne Hynes. Esta criadora apresentou uma colecção com uma qualidade de corte, confecção, materiais e de uma ousadia de combinação de cores e brilhos impressionante, tendo sido talvez das colecções mais impressionantes que temos visto ultimamente.


Para encerrar não podemos deixar de destacar a representante de Portugal neste euro fashion, a mais que consagrada Maria Gambina. Depois de apresentar a sua colecção em plena ModaLisboa, Maria Gambina rumou ao leste europeu e arrasou na passerelle da maior fashion week de Kiev. Os criticos adoraram, os media assaltaram-na com entrevistas e o público aplaudiu efusivamente esta colecção também arriscada mas muito desportiva e futurista da criadora nacional.

Esta ida à Ukranian Fashion Week foi uma verdadeira viagem ao melhor do estilo ucraniano. Com um ecletismo surpreendente como pano de fundo, e um enquadramento do melhor estilo europeu a finalisar (com o evento do Euro Fashion 2012), esta foi mais uma viagem às Fashion Weeks independentes deste continente europeu para dar a conhecer em exclusivo aqui no ... And This is Reality o que de melhor se faz pelos vários países da Europa e que dificilmente chega à ribalta internacional. Moda alternativa para um público informado como o nosso foi a nossa proposta este fim-de-semana!

0 Reality Comments: