TAIPEI TEM NOVO CENTRO CULTURAL







Depois de ontem termos trazido um centro cultural em plena Noruega, hoje atravessamos o mundo e vamos até Taiwan para conhecer o novo Centro Cultural de Taipei.

Desenhado pelo mega arquitecto holandês Rem Koolhas, este edifício caracteriza-se por uma forma tão iconográfica que, afirmamos sem qualquer dificuldade, se vai tornar num novo local de referência da capital da ilha.

A intercepção da esfera com a forma cúbica do edifício cria um desequilíbrio visual muito grande, tornando esta uma arquitectura perturbadora da nossa noção de gravidade e peso arquitectónico tão clássicos na arquitectura.

Mas essa originalidade formal estende-se também ao interior deste centro cultural.

Nos seus interiores, este edifício consegue um prolongamento desta sofisticação arquitectónica de forma bastante equilibrada e sofisticada. O ambiente artístico e cosmopolita que esta arquitectura respira é bem adequado, não só às funções que desempenha mas essencialmente à cidade onde se situa - Taipei é, sem dúvidas, um dos palcos urbanos mais cosmopolitas do momento do sudoeste asiático.

Uma boa escolha arquitectónica, de um nome que já não deixa ninguém indiferente às suas obras. Rem Koolhas volta a surpreender novamente!

0 Reality Comments: