UM MUSEU A VISITAR







É uma obra de arquitectura interessante e bastante curiosa: o novo Museu de Arte Sacra de Albacete.

Situado nesta localidade espanhola, esta nova estrutura cultural, desenhada pelos arquitectos madrilenos do atelier Exit (e aqui fotografado pela objectiva do excelente Fernando Guerra, da FG+SG), resulta de uma recuperação de uma pré-existência e da construção de um novo edifício, anexo a esta que amplia o espaço expositivo e das estruturas de apoio do próprio museu.

Com uma estética quase monástica, este museu apresenta-se como um espaço, com dimensão e espectacularidade espacial, de características perfeitas para o suporte de um tipo de arte tão complexo como a Arte Sacra.

Com a utilização do betão aparente, da madeira à cor natural, da pedra à cor natural e do vidro foscado, o ambiente interno e a forma exterior ganham uma simplicidade que contrasta com a atitude estilística trabalhada e complexa da fachada do edifício recuperado para este espaço museológico.

Por outro lado a iluminação interior é de uma qualidade e de um cuidado exímios que só potenciam ainda mais a qualidade arquitectónica deste discreto e bastante subtil novo museu espanhol.

Uma boa arquitectura ainda ligada às artes, mas desta vez ligada à democratização do acesso à mesma ... logo no dia seguinte ao feriado que comemora a democracia em Portugal ... coerência absoluta de conteúdos até em termos arquitectónicos!

0 Reality Comments: