A obra que hoje aqui trazemos é de um jovem arquitecto português que revela uma sensibilidade bastante apurada para a intervenção arquitectónica em espaços com uma personalidade e um estilo marcados.
Um bom exemplo dessa sensibilidade projectual de Tiago Patrício Rodrigues é esta recuperação deste apartamento nos Olivais em Lisboa.
Um típico apartamento dos idos anos 1960 foi todo remodelado tendo em conta duas ideias chave: a vontade dos novos proprietários em ter um apartamento contemporâneo; e a personalidade arquitectónica e estilística da arquitectura civil desta época.
Assim foi mantida a escada e guarda originais e foram transformadas no elemento central da atenção espacial. Sendo um duplex não muito grande (apenas tem 40 m2 em cada piso), este gesto projectual ganha uma relevância maior. Perante este elemento arquitectónico quase escultural, a opção foi de todo o restante espaço ser quase minimalista.
O domínio do branco, a presença discreta de armários e portas (que quase se fundem uns com os outros) ou a subtileza da diferença de materiais de pavimento entre o piso da sala e o piso dos quartos (cerâmico e madeira) são elementos que reforçam esta qualidade minimalista desta intervenção ... conferindo-lhe verdadeiramente uma estética contemporânea!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário