ESPECIAL EURO 2012 | OS ESTÁDIOS


Estamos a poucas horas do inicio do Euro 2012 e nada melhor do que, neste feriado, fazer uma visita aos principais palcos deste torneio de futebol.

Assim hoje vamos fazer uma ronda pelos estádios de futebol que, quer na Polónia, quer na Ucrânia, vão servir de palco para os melhores jogadores de futebol da Europa darem azo à sua magia.


Comecemos pelo estádio onde se vai dar a abertura de todo este torneio: o Estádio Nacional de Varsóvia.

Sendo um estádio que já existia, esta estrutura foi toda remodelada pela equipa de arquitectos da firma JSK Architekci. Com uma fachada toda constituída por painéis brancos e vermelhos, esta superfície, pela sua dinâmica e pela sua forma assemelha-se a bandeira polaca ondulante ao vento. Uma boa estética é o que se pode dizer desta obra de arquitectura desportiva.


Também na Polónia, outro dos estádios que não podíamos deixar de fora é o Arena de Gdansk.

Este estádio, desenhado pela firma RKW Architektur, tem uma capacidade de 40.000 lugares e a sua fachada exterior volta a dominar as atenções arquitectónicas. Toda revestida a um material translúcido, esta fachada foi pensada para fazer assemelhar o próprio do estádio a uma pedra famosa da região polaca do Mar do Norte - o Ambar. Esta mágica e muito cobiçada pedra semi preciosa, é aqui a inspiração para uma fachada que, não só tem uma grande capacidade plástica, como ainda permite aos interiores do estádio uma iluminação suave e bem equilibrada, não deixando de fora a cor mágica do Ambar.


O terceiro estádio polaco que destacamos é o Estádio Municipal de Wroclaw.

Este estádio, também desenhado pela firma JSK Architekci, tem uma inspiração bastante original: as tradicionais lanternas chinesas. Com o objectivo de recriar a leveza, a luminosidade suave e o misticismo destes objectos orientais, os criativos optaram por recriar uma fachada totalmente branca, mas que com a iluminação nocturna do estádio o torna semi transparente e uma entidade dinâmica e mutante. É uma obra também bastante interessante e com um resultado final de mérito!


Da Polónia passamos para o outro país anfitrião do Euro 2012 - a Ucrânia. Para começar neste país sublinhamos o estádio Donbass Arena de Donetsk.

Desenhado pela equipa da ArupSport, este estádio assume uma personalidade mais clubistica e menos institucional. Sendo a sede do grande clube ucraniano Shakhtar Donetsk, este estádio está pensado para albergar a sede de um clube de futebol e como tal tem características bastante diferentes dos anteriores. Com uma zona de escritórios, museu, lojas de merchandising e muitas outras instalações anexas, este estádio de futebol acaba por ser uma construção de arquitectura moderna com uma formalização bastante contemporânea, mas conceptualmente menos desafiante.


Na Ucrânia também situa-se Lviv. Nesta cidade foi construído um estádio que também merece o nosso destaque: o Arena de Lviv.

Este estádio tem como principal característica o facto de ser também bastante mais construído. Com uma base em betão, que eleva o estádio do nível do solo, toda a estrutura encontra-se elevada, havendo uma leveza no corpo volumétrico das bancadas muito maior do que o habitual. Este volume, apesar de bastante monilítico, torna-se assim mais leve e sofisticado.


E encerramos este nosso especial com o novíssimo estádio olímpico de Kiev.

Com cerca de 60.000 lugares, o antigo estádio olímpico da capital ucraniana ganhou agora uma nova forma e vida. Estando todo remodelado, com uma leveza e uma simplicidade de utilização do betão e do vidro que merecem ser salientadas, este estádio desenhado pela GMO - Von Gerkan, Marg & Partners, é uma obra de arquitectura e de recuperação de uma estrutura já existente a todos os títulos notável.

Estes serão os palcos arquitectónicos das atenções desportivas de toda a Europa durante as próximas semanas ... e nós aqui no ... And This is Reality, a poucas horas do apito inicial, não resistimos a escrever um pouco sobre cada um deles!

0 Reality Comments: