ESPECIAL | MODA GOURMET - DIA 2


Hoje regressamos para o segundo dia deste nosso Especial Moda Gourmet. Mais um dia repleto do delicioso imaginário do designer e fotógrafo Fulvio Bonavia, que é mesmo de fazer crescer água na boca a qualquer um.

Para os nosso leitores que pensam que, entre vestidos de anchovas, carteiras de framboesas ou sandálias de amendoins, já não há muito por onde inventar – desenganem-se! É que Bonavia não se conteve nem por um segundo a imaginar as várias peças de “A Matter of Taste”.


E foram tantos os acessórios pensados ao pormenor, idealizados na perfeição, e finalmente, fotografados com um talento sem igual, que este trabalho deu origem ao livro “A Matter of Taste”, e mais tarde ao editorial de moda, do qual já mostramos ontem os vestidos da Prada e da Moncler.

Mas quando a qualidade e beleza é tanta, há sempre uma parte de nós que desconfia, e vem à cabeça o já vulgar pensamento “Ah! Isto é Photoshop!”. Mas no trabalho de Fulvio Bonavia, nestas maravilhosas peças, não podemos dizer tal coisa.


Apesar do fotógrafo ter contado como precisou de realizar uma montagem para montar, por exemplo, a fotografia do vestido de citrinos da Prada (pois como estes em fatias apodrecem facilmente, era impossível acabar o vestido sem as primeiras rodelas cortadas começarem a perder o seu “brilho”), todas as peças que vemos nesta produção foram peças realmente desenhadas e produzidas pelo fotógrafo, e nunca montagens digitais.


Por isso podemos confiar, que existiu nalgum tempo uma carteira de brócolos acabados de cozer, fotografados antes de o seu verde esmorecer; uma melancia cortada com todo o cuidado, para encaixar na perfeição a sua vidreira de capacete; ou uma fatia de presunto dobrada em flor, que viria mais tarde a formar um lindo anel.

E agora imaginemos isto, este trabalho imenso, multiplicado por dezenas de peças que o fotógrafo criou ao longo desta série, e que infelizmente são demais para trazermos aqui.


Mas claro ... como costumam dizer, maior é melhor. E não conseguimos imaginar nada mais em grande do que o editorial que o fotógrafo fez para a Garage Magazine (do qual já mostramos ontem os conjuntos dedicados à Prada e à Moncler).

Outras duas casas de moda, que não “escaparam” a esta idealização alimentar do fotógrafo no seu editorial, foram a Alexander McQueen, que vestiu na perfeição um glamouroso vestido de alface, ou a Louis Vuitton, que se não soubéssemos, diríamos que os seus vestidos sempre foram feitos de nozes!


E despedimo-nos deste delicioso Especial de Moda Gourmet com muita pena, pois realmente é provavelmente um dos trabalhos de fotografia mais maravilhosos (e claro, deliciosos) que vimos nos últimos tempos.

E quem sabe, até inspirámos alguns dos nossos leitores a olhar para a comida de outra forma, e mostrarem uma veia de artista da próxima vez que derem um jantar ...

0 Reality Comments: