Estamos de volta para falar das restantes praias que mereceram a honra de ser consideradas as 21 mais belas do país, e entre as quais se encontram algumas das “soon to be” 7 Maravilhas – Praias de Portugal.
A competição é bem renhida, pois todas as praias têm características ímpares, seja pelas suas águas límpidas, a beleza que as envolve, as actividades que nelas se podem realizar ... enfim, inúmeros factores pesam nesta eleição, e hoje os nossos leitores podem ficar a conhecê-los melhor.
A primeira categoria que falamos hoje é a de Praias de Arribas. Estas, graças ao contraste brutal entre o mar infinito azul quase que infinito e as arribas que o atecedem, conseguem criar cenários absolutamente maravilhosos. As 3 finalistas nesta categoria são a Praia do Meco, a Praia da Arrifana e a Praia de Odeceixe.
A praia de Odeceixes, além das imponentes arribas que a rodeiam, é também ladeada pela Ribeira de Seixe, o que acentua ainda mais a sua beleza natural. Esta praia, além de muito apreciada pelos banhistas da zona, tem também a peculiaridade de ser um sítio privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves.
A Praia do Meco ganha o seu nome graças à proximidade com a pequena aldeia do Meco, uma aldeia de pescadores perto de Sesimbra. O seu extenso areal é conhecido internacionalmente por ter sido uma das primeiras praias naturistas do país, chegando mesmo a ser considerada a “Meca do Naturalismo”. Mas actividades insólitas à parte, esta praia é, indiscutivelmente, belíssima.
Um pouco mais a sul, a Praia da Arrifana esconde-se numa espécie de pequena baía que faz com que esta praia esteja especialmente protegida do vento, e das fortes ondas características da zona. A enorme rocha vertical no mar, situada no Sul da praia e denominada de "Pedra da Agulha", já é um ícone do Sudoeste Português.
As Praias Urbanas caracterizam-se por estar mesmo a um passinho de casa, e normalmente proporcionam uma vista maravilhosa em duplicado: a vista de quem está em sua casa e vê a praia estender-se da sua janela, e a vista de quem esta na praia, e vê as casas a seu redor. As finalistas desta categoria são a Costa Nova, a Praia Troia Mar e a Praia da Zambujeira do Mar.
A Costa Nova cresceu por causa da atividade piscatória, e foi a necessidade da construção de pequenos palheiros para armazenar as alfaias de pesca que deu origem às engraçadas e coloridas casas que delineiam a sua “marginal”. Hoje é uma das praias mais procuradas da Beira Litoral, e reconhecida pelas condições para os desportos náuticos como a vela, o surf ou o windsurf.
A Praia de Troia Mar situa-se na confluência do Rio Sado no oceano Atlântico. Nela é possível desfrutar de uma paisagem de rara beleza natural, de praias de mar calmo, de águas cristalinas e areia fina e dourada num dos litorais mais preservados da costa atlântica
Situada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia da Zambujeira do Mar encontra-se protegida por uma falésia, de onde a aldeia espreita. O areal fino mistura-se com as falésias e o oceano infinito para fazer esta uma das mais belas praias da Costa Vicentina.
A Lagoa do Fogo fica na ilha de São Miguel, nos Açores, e foi classificada como Reserva Natural em 1974. A sua água de um azul que vai do escuro ao turquesa, contornada aqui e ali por praias de areia branca e rodeada por margens cobertas de vegetação dá-lhe uma beleza quase dramática.
A praia de Canto Marinho prova-nos que nem sempre maior é melhor. Com apenas 1km de extensão e 50m de largura, a praia tem um habitat natural muito singular, o que faz dela casa de algumas espécies bastantes raras, tanto espécies florísticas como faunísticas.
As Fisgas de Ermelo constituem o local mais emblemático do Parque Natural do Alvão. Esta praia que apenas chegar lá entre caminhos de rocha já é uma aventura, é uma verdadeira aula de geografia. Marcas fósseis mostram-nos provas de organismos inexistentes e a forma das suas pedras provam-nos como os continentes em tempo formavam a massa única chamada de Pangea ... um facto para os especialistas estudarem, e os banhistas apreciarem!
E terminamos com a categoria de Praias de Uso Desportivo. Três finalistas da última categoria do nosso Especial, três praias conhecidas pelas suas condições para os desportos náuticos e beleza natural. Falamos da Praia do Guinho, Praia de Ribeira d’Ilhas e Supertubos.
A Praia do Guincho é bastante procurada pelos praticantes do surf, windsurf e kytesurf, mas também pela sua beleza única. Ladeada pelo rendilhado de falésias que contam histórias e guardam mitos, como a Boca do Inferno, esta praia ainda tem a vantagem da sua proximidade de Cascais.
Mais uma meca dos surf em Portugal, é a Praia de Ribeira d’Ilhas na Ericeira. Esta foi a 1.ª Reserva de Surf da Europa e a 2.ª do Mundo, a ser reconhecida oficialmente pela organização norte-americana Save the Waves Coalition.
E para terminar, quem já ouviu falar de surf e de Portugal, já ouviu falar da praia de Supertubos. Localizada perto de Peniche, esta praia é conhecida mundialmente pela sua onda – um fenómeno que não sabemos explicar, mas que tem trazido milhares de surfistas e amantes da modalidade à praia.
E por aqui ficamos! O nosso conselho agora? Experimentem quantas praias conseguirem!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário