É uma das obras mais emblemáticas da Capital Europeia da Cultura de Guimarães: a nova Plataforma das Artes e da Criatividade de Guimarães.
Resultando da intervenção arquitectónica no espaço do antigo mercado municipal de Guimarães, sob o projecto do atelier Pitágoras Arquitectos, este novo espaço cultural da cidade berço de Portugal ganhou um lugar de destaque no panorama arquitectónico deste centro urbano.
Com uma abordagem volumétrica bastante forte, a beleza deste edifício reside essencialmente no revestimento exterior de cor dourada e nos vidros negros utilizados. A plasticidade desta intervenção, em conjunto com a volumetria bastante brutalista e muito primordial desta arquitectura acaba por ser o seu ponto mais forte.
Nos seus interiores, o branco é a cor dominante. Nos espaços expositivos, espaços de apoio e circulação, espaços de ateliers e residências de artitas ... todos contam com um bom esquema de iluminação (feito por linhas que acentuam ou criam formas organizadoras de espaços e funções) e um predomínio do branco total que torna os volumes e formas arquitectónicas bastante claras e presentes.
Uma boa obra arquitectónica nacional, aqui fotografada por João Morgado (a quem agradecemos as fotografias), que vem trazer o melhor estilo arquitectónico contemporâneo de Portugal aqui ao ... And This is Reality.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário