CULTURALITIES | OS ATLETAS OLÍMPICOS COMO NUNCA OS VIMOS - DIA 1



Pois é ... num fim-de-semana em que os Jogos Olímpicos estão no seu máximo, o tema dos artigos aqui pelo ... And This is Reality não poderia ser outro senão o evento no pensamento de toda a gente.

Mas se nestes dias temos visto os atletas olímpicos em “modo desportista” e mais nada, este projecto desafia esta imagem, trazendo uma prespectiva um pouco diferente dos atletas olímpicos.


O fotógrafo responsável por este projecto foi o americano Martin Schoeller, que escolheu fotografar 3 dos atletas mais promissores do grupo de Americanos que viajou este ano até Londres - Ryan Lochte, Lolo Jones e Gabby Douglas.

Até agora a escolha de Shoeller tem sido acertada, pois dois dos atletas que fotografou já amealharam medalhas de ouro nesta primeira semana de Jogos Olímpicos.


Ryan Lochte, o atleta fotografado, tem estado à altura das expectativas dos Americanos, que à parte do (já quase mítico) Michael Phelps, também esperavam grandes feitos do nadador. Mas hoje não estamos aqui para falar do talento da participação de Lochte nos Olímpicos, mas sim neste projecto de fotografia, onde vemos tanto um lado concentrado e focado do atleta, mas também um lado mais descontraído que provavelmente não encontramos num dia normal de competição.


Já é normal no estilo de fotografia de Schoeller, ver os modelos de uma forma muito próxima e pessoal, e na nossa opinião isto é muito bem conseguido nesta última fotografia do nadador. Após umas braçadas, de óculos tirados e um sorriso bastante íntimo, sentimos realmente a proximidade característica na fotografia de Martin Schoeller.


Também a ginasta, e já vencedora de Ouro, Gabby Douglas é uma das modelos neste projecto. Com apenas 16 anos a jovem Americana já é campeã olímpica.

As fotografias da ginasta mostram-nos na perfeição a principal motivação de Scholler para o projecto ... é que o fotógrafo diz não gostar especialmente de desporto, mas sim do comportamento dos corpo dos atletas quando estes estão em “acção”.


“Os corpos dos atletas são fascinantes. Estão constantemente a colocar-se em pose ou fazer algo de interessante através de inúmeras expressões físicas, e eu adoro fotografá-los porque eles são artistas naturais do coração” diz o fotógrafo americano.

E este movimento fascinante de que o fotógrafo fala é realmente bem capturado nas suas fotografias da ginasta, onde podemos ver cada musculo contraído em posições que a maior parte de nós nunca será capaz de executar, mas mais importante, cada centímetro pensado ao pormenor.


É de facto um projecto impressionante, onde não poderiam ter sido escolhidos melhores modelos.

Hoje ficamos por aqui, mas amanhã voltamos, com mais uma série de impressionantes fotografias de mais uma estrela Olímpica – Lolo Jones.

A todos os nossos leitores, uma bom fim-de-semana!

0 Reality Comments: