Pois é ... apesar de ontem já termos percorrido literalmente os quatro cantos do mundo com as nossas primeiras quatro eco escapadelas deste Especial, hoje temos mais quatro. Com ambientes tão diferentes quanto as primeiras, e todas com a preocupação de sustentabilidade como base.
Para abrir temos o encanto da savana Africana. Para quem sonha fazer um safari com o máximo de estilo preservando o ambiente, a resposta é Naibor Luxury Safari Retreat no Quénia.
Os verdadeiros aventureiros sabem que fazer um safari onde durante o dia se passeia pelas planícies africanas e de noite se dorme num hotel estilo “bloco de cimento” não é genuíno. O verdadeiro espirito está em chegar ao fim da noite e dormir numa tenda onde a ligação com a natureza não podia ser mais próxima. Este é o sentimento que este retreat procura transmitir aos seus visitantes, sem nunca desleixar um toque de luxo é claro!
E de tendas da savana passamos para outro tipo de tendas muito especial – os iglôs. É verdade, acampar não tem que ser só na selva ou na floresta, pode ser no gelo. Esta é a melhor maneira de o fazer.
O WhitePod Alpine Ski Resort, como diz o nome, é um resort nos Alpes Suíços para que procura esquiar. Mas também para quem procura fazê-lo de uma maneira diferente!
Ao contrário dos grandes hotéis de esqui, estes pequenos iglôs têm um impacto muito leve no ambiente. Conservando assim toda a natureza destas montanhas, e claro, toda a sua magia.
Dentro de cada iglô os visitantes do resort podem encontrar um espaço acolhedor, como uma pequena bolha de bem-estar perdida no meio da branca neve.
Nas selvas cerradas da Costa Rica, onde poucos mais se arriscam sozinhos além do “Ultimate Survivor”, está mais um maravilhoso ecoturismo – o Finca Bellavista.
Nestas selvas exóticas e húmidas da Costa Rica, onde a vegetação é verde e abundante, só quem sabe o quê e onde procurar consegue encontra este conjunto do casas nas árvores prontas para receber os visitantes mais corajosos (e sem medo de alturas de preferência).
Este ecoturismo foi construído por um casal Americano que ao conhecer os encantos da selva ficou maravilhado, e soube que tinha que oferecer a experiência a mais pessoas. Experiência esta que incluí banhos na cascata, passeios pela selva, observação dos animais selvagens ... e claro, o simples facto de andar de árvore em árvore por pequenas pontes de madeiras e lianas já é uma verdadeira aventura!
E para terminar um ecoturismo bem Português. Localizado na maravilhosa costa Vicentina, alguns quilómetros acima da ponta de Sagres, está a Aldeia da Pedralva.
A aldeia da Pedralva era apenas mais uma aldeia perdida na Costa Vicentina, prestes a ruir face ao abandono. Mas após um grande trabalho de reconstrução e recuperação das suas características casas, este ecoturismo é agora uma aldeia típica, mas muito viva e até trendy, onde os amantes do surf e das maravilhosas praias desta costa podem descansar e conviver.
E cá ficam, oito ecoturismos que vão certamente satisfazer todos os gostos dos nossos leitores. Recife, glaciares, floresta, deserto, savana, neve, selva ou praia. Há ecoturismo para todos os tipos de turista, e sempre com a preocupação de deixar os seus característicos ambientes tal como os encontraram.
Esperemos que tenham a oportunidade de descobrir algum destes maravilhosos Ecoturismos ... ou pelo menos, fica uma ideia para aqueles sonhos do “aí, esse eu ganhasse o Euromilhões…”
A todos os nossos leitores, um bom início de semana!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário