ARQUITECTURA AÇOREANA







No dia de hoje, em que muitos aproveitam para tirar um dia de folga, trazemos uma obra de arquitectura situada num dos locais mais bucólicos e naturalmente exuberantes de Portugal: a ilha do Pico nos Açores.

Desenhada pelo atelier de arquitectura português SAMI, esta casa tem como principal particularidade uma tendência que se tem vindo a afirmar bastante nos últimos tempos: o negro como cor base.

Com uma volumetria fragmentada mas assente em volumes simples, cuja conjugação cria tensões e diálogos que acrescentam interesse à obra no global, esta casa, apesar de ultra contemporânea na sua estética, integra-se bastante bem numa paisagem natural em que a pedra basáltica negra é uma constante e faz parte da tradição estética regional.

O negro integral do exterior, a simplicidade dos volumes e a plasticidade quase minimal do encaixe das aberturas nas fachadas estão em plena harmonia de contraste com o branco integral dos interiores, com a simplicidade espacial das divisões e com a presença quase pictórica da paisagem envolvente dos espaços habitacionais.

Uma excelente obra de arquitectura açoreana contemporânea a marcar este dia calmo de hoje aqui no ... And This is Reality!

0 Reality Comments: