MINIMALISMO COMERCIAL





A arquitectura contemporânea tem, na sua depuração formal e decorativa, uma das principais características de aproximação às teorias estéticas minimais.

Um bom exemplo deste tipo de arquitectura de estética minimal é esta loja em Berlim. Um antigo prédio urbano no centro de Berlim, foi substituído por uma construção absolutamente nova que, pelo seu traço arquitectónico depurado, pela muito simples fachada de painéis de alumínio branco ou pela morfologia das aberturas da fachada (janelas e portas), se torna icónica de uma nova lógica formal, onde a simplicidade inspira um minimalismo arquitectónico contemporâneo, indubitável para qualquer observador.

Mas a coerência da obra transporta esta postura conceptual para o interior. O maior exemplo deste minimalismo arquitectónico interior são os varões onde deverá ser pendurada a roupa da marca. A depuração do seu desenho, bem como a depuração do espaço interior da loja são iconográficos desta postura conceptual.

Fica aqui uma obra de minimalismo arquitectónico comercial que é um excelente exemplo da qualidade arquitectónica que pode vir associada à boa simplicidade arquitectónica.

0 Reality Comments: