PAVILHÃO DE DESPORTOS GREEN






É uma obra surpreendente e que muito contribui para uma abordagem eco-correcta da arquitectura civil das nossas cidades: o SportPlaza Mercator de Amesterdão.

Desenhado pelos arquitectos holandeses VenhoevenCS, este edifício traz para territórios não habituais alguns aspectos construtivos e formais usuais na arquitectura eco-correcta. O aspecto mais relevante é a sua morfologia exterior e a cobertura de jardins verticais de todas as suas fachadas (exceptuando aberturas, claro).

Esta filosofia conceptual arquitectónica, tira de edifícios com um papel cultural mais relevante (como museus, sedes de fundações ou até sedes corporativas de empresas), os jardins verticais para os trazer para um simples centro desportivo de um bairro de uma cidade. Esta simples mudança (acompanhada pela qualidade do desenho arquitectónico) permite-nos pensar o quanto cada edifício poderia contribuir para uma nova topografia verde das nossas cidades. Porque cada edifício é uma forma relevante na malha urbana, e se este fosse concebido como um novo elemento verde de uma nova topografia verde (mesmo que humana e artificial), as cidades poderiam ser bastante mais interessantes e eco-correctas.

Uma reflexão interessante, estimulada por uma arquitectura de qualidade.

0 Reality Comments: