Para o fim destes quatro dias dedicados aos melhores filmes da Primavera 2013 (este fim-de-semana e o anterior), hoje vamos trazer aqui alguns dos filmes mais independentes produzidos pelas várias filmografias de todo o mundo que merecem também toda a nossa atenção.
Apesar do peso de Hollywood no cinema mundial, também outros países são produtores de excelentes obras cinematográficas e que trazem bons filmes até às salas portuguesas.
O nosso primeiro destaque de hoje chega-nos da Rússia com a película Fausto. Este filme ganha o Leão de Ouro do Festival de Veneza em 2011, mas apenas chega às salas nacionais esta semana (na passada 5ª feira, dia 11 de Abril).
Último filme da tetralogia sobre o poder realizada por Aleksandr Sokurov, “Fausto” é baseado na primeira parte da tragédia homónima de Goethe: um homem de ciência deixa-se manipular por um sujeito traiçoeiro, que lhe promete dinheiro e a mulher que deseja, numa época marcada pela fome e pela corrupção.
O segundo filme que destacamos é o francês "Dans la Maison", realizado pelo conhecido e venerado François Ozon. Com estreia nacional marcada para dia 16 de Maio, este filme conta com a participação de duas estrelas do cinema europeu - Kristin Scott Thomas e Fabrice Luchini.
O filme conta uma retorcida história de um professor de província de uma França que através de um aluno se afunda numa rede de mal entendidos e de desontrolados acontecimentos, que retratam a busca da criatividade literária e a sua nem sempre associada clarividência moral. Uma história complexa e que circula entre o cómico e o trágico, bem ao estilo de François Ozon.
Continuando ainda em França, não podemos deixar de referir o filme Monsieur Lazhar. Também este filme gira à volta de um professor de Françês, mas desta feita com um olhar de ternura e de simpatia, ilustrando a nem sempre fácil adaptação dos exilados nos seus países de origem.
Este é um filme simpático e bem feito, que já a partir de 18 de Abril vai estar nas salas de cinema portuguesas.
E por último fechamos com um dos filmes sobre uma história verídica mais criativo e inspirados dos últimos tempos - No. Protagonizado por Gael García Bernal e com participações de Christopher Reeve, Jane Fonda e Richard Dreyfuss, este filme conta a história de uma revolução num Chile dos anos 1980, debaixo de uma ditadura e que busca a democracia como conceito de felicidade e de liberdade.
E com esta história inspiradora fechamos este Culturalities de Filmes de Primavera 2013 ... desejando a todos, excelentes filmes para esta estação!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário