Tal como o prometido, aqui estamos nós para, neste segundo dia, trazermos aqui as melhores novidades da Bielorrúsia Fashion Week, onde estivemos presentes em exclusivo de Portugal. É necessário dizer que a Indústria da Moda na Bielorrússia é ainda bastante menos desenvolvida que nos grandes mercados do mundo ocidental, pelo que este é um tipo de Fashion Week, com uma influência bastante regional e muito localizada nos gostos e tendências que segue.
Esta edição da Fashion Week teve lugar no renovado palácio dos congressos de Minsk, un edifício dos idos anos 1970 e que foi agora recuperado e reinaugurado pouco tempo antes deste evento. O estilo retro do edifício é bastante interessante e a sua arquitectura de betão moldado tem formas bastante elegantes e uma escala bem equilibrada. Dentro de um edifício retro, foram apresentadas as mais recentes propostas da moda bielorrusa ... este é um conceito muito divertido e interessante!
Mas no público haviam fashionistas bem ao estilo internacional, provando que o fenómeno de moda é algo bastante globalizado.
A Fashion Week em Minsk é, como em qualquer capital do mundo, o culminar de todo o mundo da Moda, e que atrai a si um público bastante específico e com um estilo bastante próprio e cuidado. Também aqui se verifica este fenómeno.
Na assistência notava-se um cuidado com o que se veste, um pensar da imagem que se transmite e uma postura de quem está com o look que gosta e com que se identifica. Eclectismo é o adjectivo que melhor descreve a multidão de homens e mulheres, rapazes e raparigas, profissionais e convidados que faziam o ambiente deste evento.
Mas o ecletismo não se ficou pela assistência e estava também na passerelle. Com designers e marcas locais e com designers convidados dos paíes vizinhos (como a Ucrânia e a Rússia), esta Bielorrússia Fashion Week apresentou um painel de propostas de moda para o próximo Inverno 2013/14 bastante diverso.
O nosso primeiro destaque vai para uma das designers locais: a marca Boitsik e para a sua colecção "Ata a tua Alma". Inspirada nas histórias de várias pessoas, esta colecção apresenta uma proposta para uma mulher urbana, corajosa e elegante, que enfrenta a modernidade com confiança e serenidade.
Com uma atenção redobrada aos cinzas, pretos e brancos, houve uma cor de destaque: o Azul forte ... dando uma energia bastante interessante à colecção. Formas clássicas com detalhes contemporâneos, uma boa confecção, materiais de qualidade e um styling que acrescentava interesse mas não se sobrepunha às peças, este foi um dos desfiles que definitivamente se destacou em toda a Fashion Week.
Outro dos destaques que fazemos (até porque os convidados dos países vizinhos eram muitos) é a colecção da criadora ucraniana Roksolana Bogutska (da cidade de Lviv, cuja Fashion Week também já visitámos, e que podem ver os artigos aqui).
Esta colecção encerrou a Bielorrúsia Fashion Week com um conjunto de looks que, inspirados em tradições iconográficas ucranianas, constrói uma colecção equilibrada, com um estilo muito próprio e que segue nitidamente uma das tendências da estação: o étnico revisitado e contemporâneo. Foi um encerramento da Fashion Week com um grande desfile ... e que deixou bem claro que, apesar de muito jovem, esta organização poderá num uturo próximo ter um lugar importante no calendário internacional das Fashion Weeks europeias!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário