É a mais recente obra prima de arquitectura contemporânea que surge no muito prestigiado complexo fabril da conhecida marca de mobiliário Vitra: o Factory Building.
Desenhado pelos multi-premiados Sanaa, este edifício é mais uma obra de arquitectura desta dupla de arquitectos que já nos habituou a excelentes obras minimais e de uma simplicidade pura e impressionante.
Com uma obra constituída por múltiplos centros culturais ou universidades, a lógica projectual erudita chega agora a uma construção fabril, mostrando que a sua linguagem de formas puras e de materiais contemporâneos mas acessíveis, consegue-se adaptar a um tipo de funcionalidades totalmente diferente.
O destaque desta obra vai para o revestimento exterior em chapa ondulada branca, que dá dinâmica e textura ao olhar que observa uma forma cilíndrica pura pontuada por aberturas quadrangulares (janelas) ou rectangulares (portas e cais de carga e descarga dos camiões). Para destacar a entrada uma pala de planta cilíndrica também assinala esse momento solene e marcante.
Uma simplicidade pura, sofisticada e de uma assinatura inconfundível é o que esta obra transmite ... e acrescenta ao já muito arquitectonicamente prestigiado Vitra Campus em Weil am Rhein.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário