A capital holandesa tem estado um pouco arredada da ribalta arquitectónica, mas hoje volta com uma obra a todos os títulos notável: a casa Herengracht Canal.
Situada num antigo palacete do século XVII, esta casa unifamiliar de três salas, cinco quartos, duas cozinhas e duas casas de banho e um jardim de 2000 m2, foi toda regenerada para os usos habitacionais contemporâneos, pela mestria e pelo génio dos arquitectos Sigrid van Kleef e René van der Leest do atelier de Amesterdão R U I M.
A delicadeza com que o património arquitectónico foi tocado, o respeito com que este foi manuseado e o seu claro entendimento formal e artístico, permitiram a adição de elementos contemporâneos que deram uma nova imagem e uma nova estética a todos os espaços desta casa setecentista. Os dois elementos de queremos destacar é a moldura de ferro forjado de desenho contemporâneo, que ocupa o tecto da sala principal (e que lhe confere uma contemporâneidade bastante forte ao ambiente) e os painéis de madeira que forram a cozinha social e que fazem uma transição perfeita entre os quadros antigos que forram as paredes e o mobiliário ultra-moderno que define a nova divisão.
São dois excelentes exemplos da sensibilidade e da qualidade com que esta intervenção foi feita!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário