O NOVO MoMA DE SÃO FRANCISCO REVELADO







Já se sabia que eram os prestigiados Snøhetta a desenhar a expansão do prestigiado MoMA SF, mas ainda não se conhecia muito bem o projecto.

Agora foi revelado um edifício compacto, que desconstrói de forma interessante (não se esperaria outra coisa de tão prestigiado assinatura da arquitectura mundial) um paralelipípedo que se ergue por trás do actual edifício (também ele com uma assinatura de renome mundial - Mario Botta) e que com ele estabelece um diálogo que vagueia entre a modernidade e a complementaridade de formas e de estilos.

Mas a desconstrução é bastante discreta no exterior, e ainda mais sofisticada e subtil nos seus interiores. Espaços cujas fronteiras estão bem deifinidas, acabam or coexistir sem distinção entre interior e exterior. POr aberturas ou mesmo por continuidades, estes tornam-se híbridos e desconstruídos de alguma forma leve mas presente.

Uma boa obra de arquitectura esta ... ou não estivessemos a falar dos Snøhetta, do MoMA de São Francisco e do edifício que vai complementar uma obra de referência da arquitectura moderna mundial assinada por Mario Botta!

0 Reality Comments: