UMA CASA CAMUFLADA


A primeira obra de arquitetura desta semana é uma das mais incríveis e surpreendentes peças de arquitetura que temos visto nos últimos tempos: a Casa de Pedra Joshua Tree.

Desenhada pelo arquiteto Kendrick Bangs Kellogg nos idos anos 1980, esta casa foi agora totalmente recuperada segundo a sua forma original e reganhou todo o seu explendor original.





Feita de um betão aparente com uma pigmentação que a aproxima das cores das pedras do muito californiano Coachella Valley, esta casa tem no seu cromatismo o seu principal elemento dissipador da sua presença na paisagem.

Mas o mais incrível desta obra é a sua forma absolutamente futurista e ao mesmo tempo quase orgânica, com especial ênfase na sua cobertura. Outro dos elementos essenciais na análise desta obra de arquitetura é a continuação de uma herança de artes e oficios de uma concepção global da obra arquitetónica, encarando-a como um espaço funcional com um conceito estético e funcional que potencia o bem estar da pessoa humana. Assim sendo, o desenho exaustivo de todos os elementos de mobiliário da casa e a sua adaptação e integração na arquitetura da mesma, fazem desta uma casa que herda, sem qualquer dúvida, a forma de fazer arquitetura, de nomes tão grandes na história da arquitetura mundial, como Frank Lloyd Wright ou Corbusier.

Esta sim é uma obra de arquitetura que dispensa qualquer comentário adicional!





0 Reality Comments: