Foi esta noite revelado pela academia Pritzker o vencedor deste que ´o prémio maior de carreira na área da Arquitetura: o Pritzker Prize 2014 vai para Shigeru Ban.
Este famoso e muito conceituado arquiteto japonês, conhecido pelas suas magníficas e revolucionárias construções em cartão, vê agora a sua carreira recheada de obras primas arquitetónicas premiada com o maior prémio de carriera da nível mundial.
Com obras tão emblemáticas como a Casa Cortina, o Pavilhão Japonês na Expo de Hanover ou o novo Centro Pmpidou de Mtz, este génio da arquitetura foi premiado essencialmente pela sua filosofia conceptual e pelo seu entendimento sobre o papel da arquitetura e dos arquitetos na sociedade contemporânea.
Defensor de uma arquitetura sustentável e com um papel social relevante, Shigeru Ban vê agora os seus esforços de participação em locais de catástrofe natural (como os seus projetos para realojamento de refugiados e de baixíssimo custo construtivo para o terramoto da Turquia, ou aquando do desastre de Fukushima) premiados e reconhecidos como obras mestras, num mundo em que as grandes obras de grande orçamento dominam.
Sendo o maior prémio da arquitetura no mundo, este é um prémio além de merecido, verdadeiramente simbólico de uma mudança significativa a operar em toda a profissão de arquiteto.
Muitos Parabéns ao vencedor e muito obrigado por todas as obras que nos tem dado ao longos de todos estes mais de 20 anos de carreira.
Veja aqui algumas das suas obras que aqui já trouxemos.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário