Na véspera de mais um fim-de-semana grande, onde muitos estão fora a comemorar o feriado trazemos aqui mais uma obra de referência de um dos maiores nomes da arquitetura contemporânea portuguesa: a Casa de Alcobaça dos Aires Mateus.
Esta casa (aqui fotogafada pelos irrepriensíveis FG+SG), situa-se mesmo junto à antiga moralha do centro histórico, num lote de terreno bastante inclinado e com uma forma verdadeiramente orgânica (tal como é típico nestas zonas históricas antigas).
A ocupação deste lote de terreno é feita de forma a que a própria arquitetura da casa se adapte a essa irregularidade do lote, e ao próprio declive, recriando ao nível da rua de entrada uma pequena casa antiga estiliada e deixando para debaixo do nível da rua (mas aberto para todo o jardim), todos os espaços sociais da casa. Por forma a que estes espaços não esteja totalmente sem luz ou ventilação foram abertos três páteos no meio da casa que iluminam e servem de elementos estruturantes de toda a organização interna do piso subterrado.
Esta é verdadeiramente uma obra de arquitetura interessante e culta!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário