Foi pelas mãos da FAT, de Miguel Correia, que, entre sobreiros e oliveiras isolados, nasceu o Sobreiras Alentejo Country Hotel, um hotel rural alentejano.
Localizado a apenas uma hora de Lisboa, o hotel fica numa colina, onde oito volumes utilizam uma estrutura suspensa para se destacarem suavemente acima do terreno irregular, sem deixar por isso que sejam afectados pela impermeabilização do solo.
A preocupação com a preservação e melhora das características do espaço ditou a estratégia básica de intervenção. Toras de madeira foram utilizadas em todo o interior, influenciadas pela natureza rica do Alentejo. Presentes de forma proeminente na fachada do edifício, os troncos criam uma barreira exterior para a privacidade, ao mesmo tempo que destacam o carácter ziguezagueante dos edifícios.
Ao longo dos espaços habitacionais, foram espalhadas áreas de estar, lobby e restaurante. Com 22 quartos espaçosos decorados com mobiliário contemporâneo e com acesso a um terraço privado, os espaços proporcionam conforto e privacidade enquanto desfruta da paisagem rural. Os quartos são orientados para leste protegendo assim contra a luz solar directa, as aberturas largas abrem para a paisagem panorâmica e, simultaneamente, os telhados estendidos garantem que as varandas e os terraços encontram o conforto da sombra.
A sustentabilidade foi tida em conta no desenvolver deste projecto com a integração de recolha de água pluviais, a utilização de materiais de origem local, a gestão de águas e sistemas solares térmicos.
Num espaço de beleza extraordinária, uma piscina de borda infinita completa a noção de paraíso no meio do nada.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário