Esta casa horizontalmente planeada tem assinatura do estúdio bracarense Carvalho Araújo.
Localizada dentro do único parque nacional de Portugal, numa encosta íngreme no vale da Caniçada, a casa Gerês substitui uma estrutura anterior que foi demolido devido ao risco de deslizamento de terras.
A nova construção tira proveito da sua configuração de encosta, com acesso fornecido a partir do nível superior. A partir daqui, aos habitantes são oferecidas vistas deslumbrantes sobre a paisagem pitoresca, caracterizada pela rota sinuosa de um fluxo de passagem, que culmina numa pequena piscina rodeada por uma área de decks.
A residência aparece como dois blocos: um volume elevado de madeira sentado em cima de uma base de cimento. Ao invés de projetar um edifício convencional, os arquitetos procuraram espaços funcionais e polivalentes, de grandes dimensões, permitindo aos ocupantes combinar programas relacionados com tanto prazer como com trabalho.
A principal área social da casa é uma sala de estar posicionada centralmente que se estende para o exterior através de um amplo terraço. A cozinha e áreas de serviço estão dispostas no mesmo andar, tal como a sala de estar, com espaços mais íntimos encontrados no andar superior.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário