UM TEATRO SHAKESPEARIANO


Varas de bambu elevadas encerram a forma deste teatro de madeira cilíndrico, em França. Projetado pelo Andrew Todd Studio, um estúdio londrino com sede em Paris, o teatro Elizabethan está localizado nos terrenos do castelo histórico Chateau d'Hardelot perto de Calais, no norte da França.



Descrito pelos arquitectos como uma "encarnação de entendimento franco-britânica", o edifício imita o projeto do Teatro Globe, um teatro associado a William Shakespeare. Para complementar o ambiente, os arquitetos optaram por construir uma estrutura inteiramente de madeira e bambu. Foi projetado para vibrar com o seu ambiente natural, em vez de ser um stand-alone, em busca de atenção.



Pólos de doze metros de altura em bambu encerram a estrutura principal para criar um exterior de gaiola. No centro, um cilindro abriga um auditório de dois andares que acomoda 388 pessoas, enquanto em torno dele, secções curvas mais curtas são escalonados. Nos espaços entre as duas paredes, os arquitetos localizaram o hall de entrada, bem como a escadaria principal, que envolve o núcleo central.



O edifício é construído utilizando madeira laminada. É a primeira estrutura do mundo feita inteiramente de painéis CLT com curvas inacabadas. No interior, a estrutura de madeira é revelada, e complementada pelas colunas de carvalho de apoio e pavimentação. Os assentos estão localizados em três níveis, em torno da borda do tambor, complementados por uma balaustrada de madeira e um corrimão de aço.



Tal como no Globe, um palco aberto estende-se para o público em três lados, com o objetivo é criar uma maior intimidade entre os artistas e o público. Uma chaminé no topo, abre janelas para que o teatro seja naturalmente ventilado, enquanto uma tira de vidro envolve o topo da estrutura para fornecer uma abundância de luz natural.

0 Reality Comments: