Localizado a norte do centro cívico de Shenzhen, o MOCAPE (museu de arte contemporânea e exibição de planeamento) é o projeto cultural público mais recente em Shenzhen, China. O edifício em si é uma integração do museu da cidade de artes contemporâneas e salas de exposição de planeamento urbano. Materiais de superfície de vidro, placas perfuradas e pedra estendem e torcem-se ao longo da estrutura de aço criando uma arquitetura intrincada e dinâmica.
No entanto, esta fachada única apresenta uma dificuldade distinta quando se trata de design de iluminação. O estúdio por trás da iluminação do edifício, o GD-design de iluminação, na criação de uma solução rápida e eficaz para a iluminação do edifício de forma irregular, recorreu à modelagem de informações de construção, ou BIM. BIM é um software usado geralmente no projeto da infra-estruturas para criar renderings digitais de um edifício ou de uma construção. Criando um modelo digital 1: 1, o projeto de iluminação GD foi capaz de mapear posições de iluminação em toda a face do edifício e analisar o resultado de fotometrias diferentes e fontes de alimentação, enquanto também mede a capacidade refletora do material.
Além disso, a equipa realizou testes no local usando os vários ângulos de instalação da luz, resolvendo problemas de brilho causados pelos vários cantos côncavos e convexos do edifício.
Considerando a grande quantidade de luzes e suas dificuldades de instalação individuais, decidiu-se usar sulcos de sombreamento em forma de U feitos com defletores externos, ajustáveis em altura, para bloquear o brilho.
Fotografias por He Shu.
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