Localizado em Wadi Abu Jamil, no distrito central de Beirute, este projeto é uma remodelação interior de uma cobertura de dois andares concluída pelo estúdio de design libanês Platau para uma família de quatro pessoas. O arranjo original da cobertura apresentou uma circulação fragmentada entre os dois níveis, com fraca interação espacial e um foyer principal estreito. Durante as suas fases de desenvolvimento e execução, o projecto centrou-se na criação de arquitectura à luz das restrições do artesanato local.
A intervenção espacial mais significativa feita pelo Platau é a introdução de um espaço de altura dupla no centro da casa, reorganizando, uma vez fragmentados, os domínios em torno dele, em áreas de estar, escritório, arrumos e quartos. Definida por uma pele de madeira, a estrutura adicionada apresenta uma entrada alargada que transita para a área de recepção e traz de volta ao seu centro a escada como um ponto focal. As escadas tornam-se uma estrutura flutuante, suspensa do teto através de perfis de aço verticais que destacam a sua leveza.
A forma de urdidura da pele de madeira reconcilia os diferentes desalinhamentos e fornece uma continuidade curvilínea entre o lobby alargado e espaços adjacentes em ambos os pisos. Complementando a materialidade mínima, um divertdo candeeiro custom-made de aço e cobre foi pendurado na entrada de altura dupla.
Imagens de Wissam Chaaya.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário