Já ontem começámos a levantar o véu sobre os nossos primeiros dias desta Viagem de Verão 2017 que vai partir À Conquista do Reino das Terras Altas, revelando já algumas das surpresas que temos preparadas para descobrir a fundo a Escócia e mostrando que desde o muito popular combóio de Hogwards/Harry Potter, até à mais desconhecida Ilha de Skye, a diversidade deste território que nos propomos explorar convosco é imensa e recheada de momentos únicos.
Hoje voltamos com o resto do percurso, que não está menos recheado de surpreendentes programas e de íncones mais expetáveis, mas igualmente interessantes e entusiasmantes. Ora voltemos onde ficámos ontem e continuemos daí ... da Ilha de Skye e do quarto dia.
Depois de uma noite dormida já fora desta ilha, o quinto dia vai ser dedicado a três simbolos da Escócia: o Eilean Donan Castle (logo pela manhã e que é o mítico castelo escocês, que aparece em todos os filmes e que é a encarnação imagética deste nosso mito); o Lago Ness (onde vamos fazer um pic-nic, esperando conseguir vislumbrar sinais do mítico monstro marinho que aqui reside, segundo a conhecida lenda); e a Destilaria de Wiskey de Glenlivet (a mais antiga da Escócia ainda em funcionamento e que nos vai trazer à nossa viagem o requinte e os sabores e nuances do famoso Scotch).
Depois de um dia dominado por alguns dos principais icones escoceses, rumamos a dois dos territórios mais desconhecidos da Escócia: os arquipelagos de Orkney e das Shetlan. Isoladas, selvagens, com marcos de uma cultura pré histórica forte, estas ilhas serão um dos momentos mais imprevisíveis de toda a viagem, onde a natureza vai ser a nota dominante e onde durante dois dias vamos explorar paisagens onde a presença humana (esperamos nós) se encontra abafada, pelo domínio da paisagem fauna e flora naturais.
Ao oitavo dia estaremos de volta à ilha principal (a da Grande Bretanha), onde vamos explorar não só alguns dos palácios míticos da escócia (desde Balmoral a Stirling) como também algumas das tradições deste Reino das Terras Altas. Uma delas será sem dúvida o Golf. É neste último dia antes de chegarmos a Edimburgo que passaremos pela catedral do golf mundial - Saint Andrews - e daremos umas tacadas num green. Porque jogar golf a Escócia é jogar no local onde tudo começou - exatamente Saint Andrews.
Outro dos momentos principais deste dia será a nossa ida até Anstruther, para rumarmos ao seu muito clássico Fish Bar, e provarmos o original Fish and Chips. Se este prato símbolo do Reino Unido nasceu na Escócia, foi no Fish Br de Anstruther que tudo começou ... e nós vamos lá para provar o autêntico e original!
Ao nono e penúltimo dia chegamos à capital deste Reino das Terras Altas: a mediática Edimburgo. Com o seu castelo, a sua cidade velha e o Iate Real a dominarem as visitas do dia, há no entanto um elemento que também nos vai concentrar as atenções: é que se Agosto é mês de alguma coisa na Escócia é dos dois festivais mais importantes e mediáticos de todo o ano - o Fringe e o Tatoo.
Ora uma visita a Edimburgo não fica completa sem nós vermos a espetacular parada militar do Tatoo no Castelo de Edimburgo e sem, depois disso, rumarmos a um dos bares ou salas de espetáculo e experimentarmos um dos milhares de performances que inundam a cidade, e a transformam no maior palco de música, teatro e performance do mundo.
É um percurso que se organiza em crescendo e que, como nas boas conquistas, começa por uma cidade imporante - Glasgow - percorre o seu território e só no final chega à capital e maior cidade. Pelo caminho provámos iguarias, visitámos monumentos, testemunhámos momentos de espetáculos inesquecíveis e percorremos muitos quilómetros de paisagens únicas e dominadas por uma natureza ainda muito no seu estado mais primordial.
É uma viagem que começa dentro de poucos dias, e que nos está a entusiasmar bastante. Não apenas porque a vamos fazer, mas porque partilharemos todas as aventuras (e prevemos que sejam muitas) com os nossos leitores, aqui, em direto e em exclusivo no blogue e nas nossas redes sociais. Por hoje ficamos por aqui ... mas para a semana partimos, nós e vocês, À Conquista do Reino das Terras Altas!