Foi anunciado com estrondo que a edição da experimenta design deste ano será a última, o que faz com que esta seja uma edição memorável.
A qualidade dos temas e das edições anteriores é inquestionável e, nesta que é a última edição da bienal, revisitamos todo esse passado de um dos eventos mais estruturantes da cidade de Lisboa e do design em Portugal.
A Bienal EXD termina o seu ciclo sob o tema Before & Beyond, no dia 30 de Setembro, em Belém (Centro Cultural de Belém e Museu Nacional dos Coches), com as Conferências de Lisboa, o lançamento do livro “experimentadesign 1999-2017”, a exposição Drawing in Stone e o espectáculo audiovisual Inside, com videomapping e sound design.
Alice Rawsthorn, Arjun Appadurai, Eduardo Souto de Moura, Miguel Nicolelis, Philippe Starck, Stefan Sagmeister e Tyler Brûlé são os nomes que compõem as conferências deste ano, que ocuparão toda a tarde no CCB ... mas há mais ... À noite, às 22:30, no Museu Nacional dos Coches, é lançado o livro experimentadesign 1999-2017, que revisita as edições passadas da bienal e os seus momentos mais importantes. Este livro bilingue (Português e Inglês), tem mais de 400 páginas onde se faz uma análise visual e transversal deste motor de desenvolvimento cultural e criativo, que incutiu uma nova dinâmica à cultura de projecto contemporânea internacional, a partir de Lisboa, em particular, mas também de outras cidades. É uma viagem que atravessa todos os marcos importantes da história deste evento, passando por todas as edições e os seus respectivos temas.
Por último destacamos a exposição Drawing in Stone, que apresenta uma primeira visão de conjunto sobre o trabalho que 23 autores (entre os quais Álvaro Siza Vieira, Amanda Levete, Carrilho da Graça, Eduardo Souto de Moura, Márcio Kogan, Vladimir Djurovic, o Estudio Campana, Fernando Brízio, Jasper Morrison, Miguel Vieira Baptista e Ronan & Erwan Bouroullec), que mostra as 19 pedras portuguesas escolhidas pelos 23 autores e os trabalhos que estes desenvolveram no âmbito do programa experimental e de pesquisa Primeira Pedra.
A encerrar este dia há o último momento da EXD’17, que se realiza às 23:30, na praça do Museu Nacional dos Coches: o espetáculo Inside. Este é uma performance de videomapping e sound design, imersiva e constitui-se como um espectáculo de fruição colectiva que vai modificar a praça exterior do Museu Nacional dos Coches.
Promete ser uma última edição que vai deixar boas memórias ... como todas as anteriores!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário