ARQUITETURA

Veja os melhores projetos e obras nacionais e internacionais!

DESIGN

Excelentes objetos e peças de design estão aqui ...

MODA

Conheça todas as novidades e tendências.

INTERIORES

Vejam todas as novidades de interiores e decoração.

A COR DE 2019 - CORAL VIVO


Já é uma das decisões mais aguardadas nesta altura junto ao fim-de-ano: o instituto Pantone declara qual a cor do ano seguinte e porquê.

Para 2019 a Pantone decidiu que a cor vai ser Coral Vivo. Esta cor tem o código Pantone 16-1546 e surge de uma combinação de magenta e amarelo numa proporção quase igual (o seu código CMYK 0, 68, 53, 0), cruzando assim duas cores fortes e alegres.


Mas a escolha desta cor não passa pela sua composição, mas antes pelo significado que o Instituto Pantone lhe atribui. Assim o Coral Vivo uma cor que é vibrante, mas madura, com calor e aconchego que conferem nos conferem algum conforto perante a constante mudança do estado do nosso meio ambiente.

Esta é uma cor que surge em reação à tomada de uma posição cada vez mais dominante da tecnologia digital e das redes sociais na nossa vida, e pela nossa consequente busca de experiências autênticas e imersivas que possibilitem conexão e intimidade. Sociável e espirituoso, a natureza envolvente do Pantone Coral Vivo acolhe e encoraja a atividade despreocupada. Simbolizando a nossa necessidade inata de otimismo e atividades alegres, o esta cor de 2019 incorpora nosso desejo de expressão lúdica. Representando a fusão da vida moderna, o Pantone Coral Vivo é uma cor estimulante que surge da Natureza e, ao mesmo tempo, exibe uma presença viva nas redes sociais.



Na sua gloriosa, mas infelizmente mais ilusória, exposição no mar, esta cor vivificante e efervescente hipnotiza o olho e a mente. Deitada no centro do nosso ecossistema naturalmente vívido e cromático, o Pantone Coral Vivo é evocativo de como os recifes de corais abrigam um caleidoscópio diversificado de cores.

Se estes são os desejos da Pantone para 2019 ... pois que comece este ano, que não nega a realidade, mas a encara com optimismo, esperança e naturalidade!

ZARA PARTY MODE ON


Estamos a menos de 24h de uma das maiores festas do ano em todo o mundo, e claro que a maior marca de moda do mundo não fica indiferente a ela.

Assim a Zara criou um conjunto de peças, para elas e para eles, ficarem com um look de festa impecável e dentro das tendências. Assim trazemos aqui a grande aposta para os looks femininos: vestidos e macacões, em preto, vermelho, rosa ou prateado e todos em palletes, cheios de brilho.


Já para os homens, aqui as propostas dividem-se: ou os smokings clássicos cuja irreverência está nas cores escolhidas (há o branco, mas também o grená ou o clássico preto); ou então uma composição bem mais confortável e que passa por grandes sobretudos de padrões que se sobrepõem a calças e malhas bem confortáveis e cheias de cor.

São propostas bem interessantes estas ... e que podem ajudar os indecisos de última hora!




O ANO DE 2018 NO GOOGLE

Se antes de ontem demos destaque aqui à revista do ano feita pelo Youtube, hoje é a vez de ir ver o que se passou com o Google.

Em Portugal os tópicos mais pesquisados foram o Mundial de Futebol, Secret Story e Avicci. Mas se virmos por setores, então temos que o Incêncio de Monchique foi o tópico de notícias mais pesquisado em Portugal e que Bruno Carvalho foi a personalidade que mais pesquisas originou.

Mas se estendermos o universo a nível mundial, as coisas mudam um pouco de figura. Se analisarmos todo o mundo, então continua o Mundial de Futebol em primeiro lugar, mas o segundo já é ocupado por Avicci e o terceiro pelo músico americano Mac Miller (também falecido este ano). Mas é nas pesquisas setoriais que tudo muda. Ora vejam: Notícia do Ano - Mundial de Futebol; Personalidade - Meghan Markle; Actor - Sylvester Stallone; Atleta - Tristan Thompson; Falecimento - Avicci; Filme - Pantera Negra; Musico/Banda - Demi Lovato; Programa de Televisão - A História do Palácio Yanxi (um drama de televisão chinês).

Mas porque também o Google faz um vídeo de revista do ano ... aqui fica o mesmo, para poderem tirar as vossas conclusões ... e assim foi o nosso ano na terra em 2018!

UMA CADEIRA CHAMADA PARIS


O atelier de design belga J&J acaba de lançar neste mês de Dezembro uma nova série de cadeiras apelidadas de Paris.

A sua simplicidade e o seu minimalismo formal e material são talvez os dois elementos que destacam estas cadeiras. Se uma cadeira é composta por quatro pés, um assento, umas costas e dois braços, é isso mesmo que estas cadeiras apresentam.


Na realidade esta simplicidade não é mais do que a reinterpretação das famosas cadeiras dos jardins parisienses, para uma estética mais contemporânea, minimal e estruturalista. Muito ao estilo do que é o trabalho deste atelier de design.

Sim é um objeto simples e reduzido à sua essência ... e esperamos que gostem!

O(S) VÍDEO(S) DO ANO


Perto do final de ano é sempre altura de balanços, e alguns desses balanços passam por eventos, imagens, ou personalidades.

Nesta era digital em que o vídeo (e o Youtube) reinam e têm uma influência gigantesca, é sempre interessante olhar para trás e ver o que marcou o último ano. Assim, todos os anos, já nos habituámos a ver os tops de vídeos mais vistos, pois dizem muito do que se passou na internet nos últimos 12 meses. E este ano não é excepção. Mas se se pensa que os grandes acontecimentos foram os dominadores das pesquisas no Youtube, desenganem-se. Os Tops de vídeos nacionais são os seguintes:

Geral
1. Joga Gostoso | (Blaya - Faz Gostoso) | Paródia Mundial 2018
2. Canção n.º 13: Cláudia Pascoal - "O Jardim" | Final | Festival da Canção 2018
3. Shawn Mendes x Portugal (FPF Official World Cup Song)
4. Canção n.º 4: Diogo Piçarra - "Canção do Fim" - 2.ª Semifinal | Festival da Canção 2018
5. Wuant - YouTuber (Video Oficial)

Música
1. MC Kekel e MC Rita - Amor de Verdade (KondZilla)
2. Lartiste – Mafiosa feat. Carolina
3. Wet Bed Gang - Devia ir (Áudio Oficial). Prod. Charlie Beats
4. Kevinho e Simone & Simaria - Ta Tum Tum (KondZilla)
5. Nicky Jam x J. Balvin - X (Equis) | Video Oficial | Prod. Afro Bros & Jeon

Mas se estes são os vídeos mais vistos em 2019 em Portugal, mais surpreendente ainda é a revista do ano feita pelos grandes Youtubers mundiais. Sim este ano, o famoso Rewind do Youtube (o vídeo que faz a revista do ano que passou) foi feito pelos seus principais utilizadores: os Youtubers. Assim sendo, aqui está o resultado de um ano de Youtube, visto e revisto por quem vive nele e para ele.


ILHA DOS MUSEUS EM BERLIM TEM NOVA ENTRADA


Nesta época junto (entre o Natal e o Ano Novo) em que tantos aproveitam para viajar, inspirámo-nos e trazemos aqui a mais recente obra de um dos nossos arquitetos internacionais preferidos: de David Chiperfield e é a nova entrada da Ilha dos Museus, em Berlim.

O novo edifício é a James Simon Galerie e é a porta de entrada para a famosa ilha dos museus berlinense, e traz para esta infraestrutura cultural mundialmente conhecida uma quantidade de espaços de serviços que eram necessários, mas que os atuais museus já não cmportavam. Assim surgem um conjunto de escritórios e serviços administrativos, um auditório de 300 lugares (e instalações anexas) e uma zona de exposições temporárias, tudo num edifício contemporâneo, mas que estabelece um diálogo muito interessante com os monumentais edifícios da ilha.




David Chiperfield concebeu um edifício que recohe elementos estruturais e monumentais dos edifícios pré existentes da ilha dos musues, como as colunatas e as escadarias monumentais, e transporta-as para um léxico morfológico contemporâneo. Inspirado nessa mesma monumentalidade, este edifício impõe-se mais como um elemento de um ecosistema urbano e museológico, do que como um elemento isolado em si.

É uma obra de arquitetura muito interessante e quase delicada a que hoje trazemos aqui e que acrescenta mais um ponto de interesse a esta icónica ilha berlinense e a esta tão incrível capital alemã!




Fotos: Simon Menges

TRADIÇÕES DE NATAL VINDAS DA ALEMANHA


Já ontem trouxemos aqui algumas das tradições de Natal alemãs que se generalizaram por todo o mundo, e que podem ter sido tema de conversa da ceia de Natal. Mas porque o Natal são dois dias, aqui estão mais sugestões de temas de conversa, ou seja, tradições de Natal que tiveram origem na Alemanha.

As Bolas da Árvore de Natal
Foi em 1847 que Hans Greiner, um vidreiro da cidade de Lauscha, famosa pelo seu vidro soprado, começou a fazer ornamentos para as Árvores de Natal em vidro soprado manualmente. Ora entre estes ornamentos estavam as famosas bolas de natal em vidro e que tão célebres se tornaram por todo o mundo. Hoje não há quem pense numa árvore de natal sem pensar em enfeitá-la com as famosas bolas.



As Meias de Natal Por Cima da Lareira para por os Presentes
No dia 6 de Dezembro celebra-se o dia de São Nicolau, e por tradição as crianças deixavam os seus sapatos à porta de casa para na manhã seguinte (caso se tenham portado bem ao longo do ano) os encontrarem cheios de presentes. Ora é exatamente nesta tradição alemã que está a origem da meia de natal para receber os presentes. Só que sendo dentro de casa e tendo de pendurar na lareira (já que o Pai Natal desce pela chaminé, segundo a lenda moderna) então a sociedade moderna transformou os tradicionais sapatos alemães em meias para pendurar na lareira.

O Pai Natal Moderno
Já todos sabem que a origem do Pai Natal é o São Nicolau que falámos acima, mas o que muitos não sabem é que a origem do Pai Natal gordinho, sorridente, de óculos e barba branca, vestido de vermelho e com um barrete com um pon-pon branco se deve a uma ilustração do cartoonista alemão, natralizado americano Thimas Nast, que em 1860 criou esta personagem para a publicação americana Harper’s Weekly. Esta ilustração foi mais tarde reproduzida no livro de Clement Clarke Moore "A Noite Anterior ao Natal" que ajudou a tornar célebre esta imagem do Pai Natal e cuja Coca-Cola numa famosa campanha tornou mundialmente um dos simbolos maiores do Natal em todo o mundo.


O Quebra Nozes
O famoso conto e bailado natalício tem origem no folclore alemão. A lenda reza que um rico agricultor alemão, farto do processo de partir as nozes lançou um repto a que o ajudassem: quem encontrar um método melhor de abrir nozes do que martela-las, ganha um prémio. Um carpinteiro propôs serrar as nozes, um soldado propôs disparar a pistola e foi um fabricante de marionetes que criou o ainda hoje instrumento chamado quebra nozes. Ora é exactamente aqui que começa toda a história que estranhamente se chama quebra nozes, e que se passa entre um soldado de brincar e uma boneca.

E aqui estão alguns Fun Facts que vão surpreender muitos e que vão dar bons temas de conversa entre família neste dia de Natal ... mas não se esqueçam, alguns destes temas não podem ser revelados a crianças! HO HO HO Bom Natal a Todos!

TRADIÇÕES DE NATAL QUE CHEGARAM DA ALEMANHA


Pois nesta véspera de Natal em que muitos ainda andam nas últimas compras de presentes, trazemos aqui algumas tradições de Natal cuja origem fomos pesquisar e, curiosamente, surgiram todas na Alemanha.

Assim hoje vamos trazer aqui quatro tradições alemãs que estão espalhadas por todo o mundo ocidental e também por Portugal ... e amanhã outras quatro. Tudo para ajudar a que as conversas de Natal logo à noite durante a ceia possam ser à volta desta data tão especial!

Casas de Biscoito - Estas casas, tão típicas dos doces natalícios e que fazem as delícias dos mais pequenos, surgem na sequência do famoso conto dos irmãos Grimm "Hansel and Gretel". Foi com este imaginário da casa de bolo com decorações de açúcar que tudo começou ... e foi graças à mestria dos pasteleiros alemães que estes bolos em forma de casa se tornaram famosos doces de Natal em muitos países.


Mercados de Natal
Esta é definitivamente uma tradição alemã e das mais antigas. Com origens na Idade Média, estes mercados surgiam nas cidades desde meio de Novembro até à altura do Natal, e vendiam produtos alimentares, vinho quente e produtos de artesanato (estes já mais no princípio do século XX), e era uma forma de as populações terem acesso a bens alimentares que noutras alturas do ano não era usual, mas que no Natal eram tradicionais na festa religiosa de cada família. Só que, como é um país onde faz muito frio e como estes eram uns mercados com uma duração mais alargada, os senhores de cada terra optavam por construir umas casa de madeira improvisadas nas praças centrais de cada cidade para os produtos poderem conservar-se melhor e os vendedores serem atraídos ao mercado pois assim não passavam tanto firo e podia vender os seus produtos.

O Calendário do Advento
Já mais recentemente, em pleno século XIX, os luteranos começaram a fazer um count down para ao Natal. E foi com este count down que surgiu a tradição de acender velas nas janelas por cada dia que passava. Ora já em pleno século XX, o botanista alemão Gerhard Lang decidiu que era bonito imprimir um calendário em que cada dia fosse uma janela e que dentro de cada janela estivesse uma escritura da Bíblia. É assim que surge o calendário do advento, que só mais recentemente se torna uma caixa de chocolates muito popular em toda a Europa.

A canção "Silent Night"
"Silent Night", ou "Stille Nacht", foi composta em 1818 pelo pastor luterano Joseph Mohr e o seu amigo Franz Gruber. O pastor, na véspera de Natal meteu-se a caminho da casa do seu amigo e enquanto caminhava pela neve pensava também em como resolver uma das suas necessidades prementes: ter um cântico de Natal para a missa do dia seguinte. Ora quando chegou a casa de Gruber (um professor de música e organista do coro da igreja local) ambos meteram mãos ao trabalho e nessa mesma noite de véspera de Natal escreveram a mais famosa canção de Natal de todos os tempos. O pastor escreveu a letra, e o professor e músico escreveu a partitura.

Estas são algumas das tradições de Natal mais conhecidas e universais do Mundo e que surgiram na Alemanha ... mas amanhã revelamos mais quatro ... e algumas bem surpreendentes. Por isso não percam e ... HO HO HO ... Bom Natal a Todos!

PRIMARK PARTY BEAUTY


É uma das marcas de maior popularidade em Portugal e a sua linha de beleza acaba de chegar às lojas mesmo a tempo deste Natal e Fim de Ano.

A linha de festa da Primark para este Natal - a PS Christmas2018 - aposta nos dourados, prateados e cobre, para darem brilho a esta quadra ... mas desta vez na maquilhagem de meninas e senhoras.




O look natalício é um look caseiro, mas cheio de bling e de elementos especiais, e é exatamente por isso que a Primark PS lançou esta coleção de glitters e de sombras cheias de brilhos especiais para esta quadra tão fantástica.

Sim a beleza de Natal está a chegar às nossas casas ... e aos estojos de maquilhagem também, claro!




UM NATAL LA DURÉE


Muitas das nossas leitoras e muitos dos nossos leitores já estão a braços com os preparativos da ceia de natal deste ano. E para além dos pratos e das entradas para toda a família há sempre uma diversidade infindável de doces na mesa. Uns mais tradicionais, outros mais inovadores, mas há sempre doces. Ora foi a pensar nesta tradição natalícia que a muito requintada La Durée preparou um conjunto de propostas para este natal 2019, que deixam qualquer um de água na boca.

Combinando a fama da doçaria francesa, com a excelência dos seus padrões gastronómicos, a La Durée da Avenida da Liberdade (em pleno Tivoli Fórum) preparou um conjunto de bolos e delícias, que vão trazer uma dose de requinte acrescido à nossa ceia de natal.


É assim que surgem os macarrons edição especial Natal 2019, mas também o muito português bolo rei. Mas o nosso destaque vai para os troncos de Natal que combinam frança e portugal nas suas versões mais doces e requintadas, para o bolo Marie Antoinette que tem um aspeto tão bom quanto o seu sabor e para a muito francesa Galette des Rois (um bolo tradicional do natal francês) que chega agora a Lisboa para maravilha de todos os franceses residentes em Lisboa (e já são muitos) mas também de todos os portugueses que querem fazer da sua mesa de Natal um tabuleiro gastronómico mais internacional.

São excelentes propostas que trazemos aqui quando todas e todos já andamos a pensar nas iguarias da ceia de dia 24!


EQUIVALENZA LANÇA AROMAS INSPIRADOS NA NATUREZA


A conhecida marca de perfumaria Equivalenza acaba de lançar novos aromas para a perfumaria de casa.

A sua já muito apreciada coleção de fragrâncias ambientais acaba de ganhar mais dois aromas: o Sweet Gourmand e o Deep Forest. Insirados nos elementos naturais estes dois novos aromas são opostos, e complementares. Se o Sweet Gourmand vai buscar a sua inspiração a dois elementos da gastronomia cujas fragâncias são incontornáveis na perfumaria - a canela e a laranja- já o aroma Deep Forest vai diretamente à natureza e a ao seu estado mais selvagem e mistura o aroma da madeira e e da fava tonka, criando assim uma fragância mais discreta e subtil.


Como já é hábito, as novas fragâncias estão disponíveis num conjunto completo, conseguindo-se assim comprar em formato de mikados, velas perfumadas e óleos hidrossolúveis para oferecer elegância e conforto à sua casa, nas suas mais diversas variantes e ocasiões. Para quem experimentar e gostar bastante, nesta época de natal existem os packs com as várias opções, que são uma solução perfeita para dar um presente sofisticado àquela pessoa mais difícil da família ou amigos.

Sim esta é uma marca de perfumaria de qualidade ... e sim estes dois novos perfumes são de perder a cabeça de bons!



UM TEATRO COMO PRESENTE


Às vezes comprar presentes para algumas pessoas não é fácil. Ou porque não temos tanta confiança com elas, ou porque já têm tudo, ou porque não conhecemos bem e não queremos oferecer algo muito pessoal, ou por outra razão qualquer ... a dificuldade aumenta com o passar do tempo. Assim hoje trazemos aqui uma sugestão perfeita para o pai, a mãe, o amigo ou o colega de trabalho: um bilhete de teatro.

Este Natal, o D. Maria II apresenta uma campanha especial, com vales de oferta de 2, 4 ou 6 espetáculos. Até 31 de dezembro, é possível adquirir vales de 2, 4 ou 6 espetáculos, que podem ser oferecidos a uma única pessoa ou repartidos por várias, beneficiando de um desconto que pode chegar aos 53%. Os vales de Natal podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro, nas lojas FNAC ou Online, e ser trocados por bilhetes para um ou mais espetáculos do D. Maria II, até julho de 2019.


E esta próxima temporada do Teatro Nacional D. Maria II tem peças para todos os gostos. Da Alice no País das Maravilhas (que estreia já no dia 27 de Dezembro) até ao clássico Frei Luís de Sousa (que chega a cena lá mais para Março), passando pela estreia de Malfadadas (lá mais para o verão), há muitas peças que prometem deixar todos com vontade de ir ao Teatro Nacional. É por isto que este é um presente original, divertido e que vai fazer muito pela cultura nacional e de quem o recebe.

Este é sem qualquer dúvida um presente diferente para familiares e amigos.