É uma das obras de arquitetura mais aguardadas deste ano: a renovação da Royal Opera House.
A famosa ópera londrina de Convent Garden acaba de revelar-se ao público renovada segundo a subtileza e mestria do traço do arquitecto Stanton Williams. Ao fim de três anos de obras cirúrgicas, feitas com o edifício em contínuo funcionamento, a mítica sala de ópera revela-se mais aberta ao público, mais jovem e contemporânea, mas sempre respeitando a sua arquitectura original e o glamour da sua traça original.
Com esta nova intervenção, a sala principal guardou toda a sua solenidade, com uma intervenção bastante minimal no estilo, mas de excelência na funcionalidade e na capacitação técnica da sala, quer em termos de visibilidade, acústica mas também em termos de conforto dos espetadores.
Mas as principais diferenças notam-se ao nível das novas entradas de Convent Garden Plaza e de Bow Street e dos foyers e corredores de circulação. Agora as entradas estão abertas, transparentes e permitem ao público entrar, quer seja para um espectáculo, para ir à loja ou apenas tomar um café no novo restaurante ou na nova esplanada e os foyers contemporâneos e tranquilos, por forma a dar a solenidade ao momento de um intervalo mais agitado, como sempre são os intervalos das óperas e bailados da Royal Opera House.
Esta é uma obra de arquitectura notável e que merece uma visita de todos os amantes da arquitectura contemporânea ... porque aqui a delicadeza é a palavra forte, e o respeito pela pré existência, mas a segurança do gesto arquitectónico contemporâneo a nota dominante!
Fotos: Hufton+Crow
0 Reality Comments:
Enviar um comentário