A casa Altentejana, branca de cal, com o seu telhado de telha de cana de duas águas e com apenas um piso e os seus pisos de tijoleira e as suas portas e janelas coloridas, é uma das tipologias de arquitetura civil mais popular em Portugal.
Ora é exatamente sobre este estereotipo que o atelier de arquitetura português Data reflete quando desenha desta forma absolutamente sublime esta Casa do Cercal. Continuando com uma horizontalidade tranquila, com as suas duas águas, com o seu branco alvo e o seu azul forte e afirmativo, esta casa constitui-se como um objeto de arquitetura característico, mas contemporâneo.
Esta casa consegue renovar todos os elementos que caracterizam as muito típica casa alentejana, criando assim um objeto que reconhecemos como tradicional, mas ao mesmo tempo, pela regeneração de cada um desses elementos e pela sua utilização crítica e com um traço contemporâneo, tem-se como uma obra de arquitetura inteligente e contemporânea.
Este é um Alentejo moderno e sofisticado, que se assume com toda a sua tradição, mas que se revela em toda a sua modernidade ... tudo isto em forma de casa!
Fotografias: Richard John Seymour
0 Reality Comments:
Enviar um comentário