O novo restaurante Elemento abriu no Porto, e é o primeiro restaurante de fire dining do país.
O novo Elemento é o concretizar de um sonho de longa data do chef Ricardo Dias Ferreira, que após sete anos em diversos desafios fora de Portugal, regressa para iniciar um projeto em nome próprio, o primeiro restaurante do país com um conceito totalmente baseado no fogo, que enaltece as origens da cozinha e deste primitivo método de confecção.
Tanto no fogão a lenha do século XIX, como no grelhador especial desenhado para o restaurante, ou na zona de brasas que funciona como fumador, todos os ingredientes são tratados com o máximo do respeito, conservando as suas propriedades originais, conjugadas com os diferentes tipos de madeira utilizados - o eucalipto para acender e ‘temperar’ o forno, e o sobreiro, uma madeira com maior densidade, que permite obter brasas mais intensas e consistentes - que lhes conferem sabores diferentes e únicos.
Todas as semanas este novo espaço de Fire Dining da baixa do Porto (em plena Rua do Almada no nº 51), explora-se, através do fogo, todo o potencial dos ingredientes mais frescos que, ao contrário do que se poderia pensar, não se concentram apenas na carne, mas também em peixe e marisco, e vegetais, estes últimos cada vez com mais importância e presença na hora da escolha da refeição. É uma abordagem mais conceptual e que vem trazer a técnica de confeção para a ribalta.
É um novo conceito de cozinha, baseado no tão místico fogo e que agora nos chega à mesa nas suas mais diversas valências, potencialidades e sabores. Este é um fogo que arde, vê-se e .. saboreia-se!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário