É a obra de arquitetura mais polémica e mais mediática deste momento: o Vessel.
Localizado em pleno empreendimento nova-iorquino Hudson Yards, esta estrutura é um cruzamento entre arquitetura e escultura, ou seja, é o paralelo contemporâneo, das muito clássicas, Folies. Desenhada pelo atelier do ddesigner britânico Thomas Heatherwick, esta estrutura de 46 metros de altura e de 46 metros de largura (de baase circular), é constituída por 154 lances de escadas e 84 patamares, formando uma estrutura em forma de favo de mel organizado em espiral descendente.
Além da sua dimensão lúdica, esta estrutura permite uma vivência espacial e perspéctica que apresenta semelhanças com os espaços impossíveis do artista holandês Maurits Cornelis Escher. E é exactamente nesta ilusão espacial que esta obra ganha um encanto especial e que se tem tornado num autêntico fenómeno arquitetónico nas redes sociais, desde que abriu ao público na semana passada.
É uma obra de arquitetura curiosa, que está a conquistar público para a arquitetura enquanto fenómeno de arte e não como uma consequência de um desenvolvimento urbanístico. A Arquitetura, com esta "Folie" contemporânea, volta a ser arte, no seu estado mais puro!
0 Reality Comments:
Enviar um comentário