PORTUGAL FASHION FALL WINTER 2019 2020 - DIA 1


Ontem foi o primeiro dia desta edição do Portugal Fashion em que nós voltamos a assistir aos desfiles, e vai ser uma edição absolutamente recheada de revelações. Primeiro o edifício da Alfândega (mas sobre este falaremos noutro dia), depois alguns criadores, cujas coleções apenas vimos em desfile ou em vídeo ou em fotografia (e desta vez veremos ao vivo) e por fim toda uma exposição de novas marcas que agora existe (e que não constam dos desfiles) e que nós também aqui vamos dar conta.

Mas este primeiro dia de desfiles é marcado pelo projecto Bloom. Foram os jovens criadores do Portugal Fashion que abriram as passerelles, demonstrando originalidade, inovação e criatividade quanto baste.




Destes desfiles destacamos os acessórios (nomeadamente as mochilas) do 09 Virus, casacos puffy da Maria Meira e os vestidos dramáticos e dark do Arieiv. Mas houve muitas boas propostas deste jovens criadores, que arriscaram, experimentaram e deram-nos uma abertura cheia de originalidade e de inspiração.

Quem se seguiu foi o já veterano Júlio Torcato com uma coleção masculina e feminina, bastante mais conservadora. As suas propostas são bem confeccionadas, um pouco menos arriscadas do que os jovens, mas obviamente mais vestíveis e com um conceito de estilo bem interessante.




Entre o prático e o distinto, esta coleção aposta essencialmente nos materiais, nas suas texturas, brilhos e estruturas diversificadas. Cores escuras e alguns metalizados, ou a dar brilhos menos óbvios complementam a propsta deste veterano da moda portuguesa.

Do prático ao street wear, foi um desfile, e Hugo Costa apresentou uma coleção com muitas peças interessantes, que vêm trazer para as nossas ruas cores bem confeccionadas, que nos inspiram conforto e, ao mesmo tempo, uma preocupação com o nosso estilo para um dia a dia urbano e movimentado.

O Homem do próximo inverno de Hugo Costa apresenta-se com bolsos, peças oversize e alguma irreverência subtil na imagem que apresenta. Imaginamos andar nas ruas das cidades portuguesas com estas peças, sem qualquer problema e com um conforto garantido!




Mas o nome grande do dia estava ainda para chegar e era Maria Gambina. A veterana do Sport Chic nacional trouxe uma coleção cheia de malhas interessantes, vestidos muito desconstruidos, mas com volumes e cortes complexos mas bastante desafiantes.

Sem nunca esquecer a sua génese de Sport, o Outono Inverno de Maria Gambina é colorido de laranjas, brancos amarelos e grenás, com muita qualidade e recheado de conforto. É uma coleção que vem justificar porque é que Maria Gambina foi o nome grande do dia ... porque assim foi a sua coleção - boa e muito bem conseguida!

Este foi um bom primeiro dia de Portugal Fashion, em que o nosso regresso ficou marcado por novos criadores, e por rever grandes nomes da moda nacional como Júlio Torcato ou Maria Gambina. Bom regresso este!



0 Reality Comments: